Conheça 7 parques nacionais para visitar no Nordeste

Um dos países mais biodiversos do mundo, o Brasil tem sorte de contar com as belezas nordestinas. Entre as unidades de conservação, a categoria de parque nacional permite a visitação turística sustentável. Veja sete dicas de parques nacionais para visitar na região, lembrando que Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte ainda não têm parques nacionais com autorização para visitação pelo público geral

Dica 1

Serra da Capivara (Piauí)

São Raimundo Nonato - Pi  - 20.02.23 Serra da Capivara - Sítio Joâo Pimenta (Fco Fontenele/OPOVO)
São Raimundo Nonato - Pi - 20.02.23 Serra da Capivara - Sítio Joâo Pimenta (Fco Fontenele/OPOVO) Crédito: FCO FONTENELE

É claro que iríamos abrir a lista com o Parque Nacional Serra da Capivara. Tema de especial publicado no O POVO+ em abril, o Rastros Arqueológicos, o parque une turismo geológico, biológico, arqueológico e paleontológico.

É especialmente conhecido pelas pinturas rupestres e pelos registros mais antigos do ser humano nas Américas. Para visitar, é obrigatório estar acompanhado de um guia de turismo, todos moradores da região. Lá, a experiência envolve trilhas e visitas a museus e a sítios arqueológicos.

Dica 2

Lençóis Maranhenses (Maranhão)

Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhenses Crédito: Leopoldo Kaswiner

Além da beleza paradisíaca das dunas, o Parque Nacional Lençóis Maranhenses é singular por ser um local de transição de biomas e de ecossistemas. Inserido no Cerrado, ele também tem zonas de Caatinga e Amazônia; por isso, é possível encontrar espécies dos três biomas no parque.

Além disso, a área é uma zona de restinga, um ecossistema costeiro entre a parte arenosa e o mar e a “terra firme”. Os Lençóis podem ser visitados durante o ano inteiro, mas o melhor período vai de maio a setembro. Ir imediatamente após o período de chuvas, que acaba em maio, é interessante porque as lagoas estão no nível máximo de aporte de água, o que favorece passeios para nadar.

Dica 3

Serra de Itabaiana (Sergipe)

Escalada em cachoeira no Parque Nacional da Serra de Itabaiana.
Escalada em cachoeira no Parque Nacional da Serra de Itabaiana. Crédito: Divulgação/Prefeitura de Areia Branca

Também misturando Caatinga e Mata Atlântica, o Parque Nacional Serra de Itabaiana é o único parque de Sergipe. A existência dele preserva 16 espécies de répteis, 24 de anfíbios, 62 de mamíferos e 123 espécies de aves. Fica a 38 km de Aracaju e é ótimo para quem ama ecoturismo: fazer trilhas, tomar banho de cachoeira e admirar paisagens de tirar o fôlego.

Alguns dos pontos mais conhecidos envolvem o Poço das Moças, a Gruta da Serra, e o alto da Serra. Também é possível visitar o Parque dos Falcões, o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul, além de ser o único local do Brasil com autorização do Ibama para a criação de aves de rapina.

Dica 4

Abrolhos (Bahia)

Abrolho é um berçário de baleias jubarte.
Abrolho é um berçário de baleias jubarte. Crédito: Divulgação/Parque Nacional Marinho de Abrolho

Abrolhos é muito especial porque foi o primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil, em abril de 1983. Ele é responsável por proteger o maior complexo recifal e a maior biodiversidade marinha do Oceano Atlântico Sul. Tem mais: Abrolhos é o principal berçário de baleias-jubarte na costa brasileira, assim como é um santuário para aves e tartarugas marinhas, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

O parque é visitável em qualquer momento do ano, mas alguns meses são imperdíveis. Entre dezembro e abril as águas são mais quentes e oferecem maior visibilidade, sendo o melhor período para mergulhos. Já de junho a novembro, o principal atrativo é a observação das baleias-jubarte. O pico de aparições ocorre entre julho e outubro.

Dica 5

Catimbau (Pernambuco)

Pinturas rupestres no Parque Nacional do Catimbau.
Pinturas rupestres no Parque Nacional do Catimbau. Crédito: Rodrigo Correia / Wikicommons

Para quem ama a Caatinga e fazer trilhas de baixa complexidade, o Parque Nacional do Catimbau é perfeito. Ele é rodeado de formações geomorfológicas moldadas por processos erosivos e recheado com a beleza da flora e fauna catingueira, representadas por espécies de cactos e diversos animais, como tatus, lagartos e gaviões.

O parque também tem sítios arqueológicos que preservam pinturas rupestres de 6 mil anos de idade. São 62.300 hectares, abrangendo os municípios pernambucanos de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga.

Dica 6

Chapada da Diamantina (Bahia)

Chapada Diamantina, Bahia
Chapada Diamantina, Bahia Crédito: Emmanuell7art1/Pixabay/Reprodução

O Parque Nacional Chapada da Diamantina sempre foi o ponto ideal para quem ama aventura: trilhas, mountain bike, banhos de rio, escalada e canoagem. Das 33 cachoeiras, a da Fumaça é a mais conhecida, com 390 metros de altura (encara quem tem coragem!).

O parque baiano também tem duas cavernas visitáveis, dez locais de escalada, 16 sítios históricos e uma área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina, o Marimbus.

Dica 7

Ubajara (Ceará)

REABERTURA DO PARQUE E BONDINHO DE UBAJARA
REABERTURA DO PARQUE E BONDINHO DE UBAJARA Crédito: © JOSE WAGNER/ GOV DO CEARA

Pensou que não teria Ceará na lista? Claro que temos! Por aqui, existem dois parques nacionais: o de Jericoacoara e o de Ubajara. Como o Estado é comumente lembrado pelo seu litoral, a sugestão é reverter e ir para um passeio na serra.

Misturando Caatinga com resquícios de Mata Atlântica, o Parque Nacional de Ubajara ocupa os municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha. Ele está aberto para visitação em qualquer época do ano, sendo mais movimentado durante as férias escolares, o Carnaval e a Semana Santa. Os atrativos envolvem trilhas, mirantes, grutas, cachoeiras e o passeio de teleférico.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

parques nacionais nordeste parques nacionais para visitar unidade de conservacao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar