Beyoncé faz história e se torna artista mais premiada do Grammy

A cerimônia foi dominada pelas mulheres e Megan Thee Stallion levou o prêmio de artista revelação

Beyoncé fez história no Grammy nesse domingo, 14, ao bater o recorde de mais gramofones de uma artista na história. A rapper Megan Thee Stallion venceu em três categorias e a cantora Taylor Swift levou o principal prêmio da noite, em uma cerimônia com distanciamento social e que recordou os protestos antirracistas de 2020.

A noite foi espetacular para Beyoncé, que superou o recorde de artista feminina com mais gramofones, ao receber a 28ª estatueta de sua carreira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Beyoncé bateu o recorde ao vencer na categoria de melhor interpretação de R&B por "Black Parade", canção que celebra a cultura e o ativismo negros durante os protestos provocados pela morte de George Floyd durante sua detenção por policiais em 2020.

"Como artista, acredito que é meu trabalho e o trabalho de todos refletir o nosso tempo", disse Beyoncé ao receber o gramofone, o quarto da noite. "Eu queria elevar, alentar, celebrar todas as belas rainhas e reis negros que seguem me inspirando e inspirando o mundo inteiro".

Os críticos acusam a Academia de Gravação de ter esnobado Beyoncé nos últimos anos, pois a cantora não venceu nas categorias principais por trabalhos aclamados. Apesar de bater o recorde de gramofones, a tendência voltou a acontecer.

Premiações

 

A cerimônia foi dominada pelas mulheres e Megan Thee Stallion levou o prêmio de artista revelação e compartilhou com Beyoncé os Grammys de melhor canção de rap e melhor interpretação de rap pelo remix de "Savage".

Taylor Swift se tornou a primeira mulher a vencer três vezes na categoria Álbum do Ano, desta vez por "Folklore".

Eilish, de 19 anos, ganhou o Grammy de Gravação do Ano pelo segundo ano consecutivo graças ao hit "Everything I Wanted".

Em outro momento que recordou o movimento antirracista, a cantora H.E.R. levou o prêmio de Canção do Ano por "I Can't Breathe", sobre a dor das pessoas negras e a brutalidade policial.

A estrela britânica Dua Lipa venceu na categoria Álbum Vocal Pop por "Future Nostalgia".

Embora a maioria das categorias de rock estivesse dominada pelas mulheres, o grupo The Strokes levou seu primeiro Grammy ao vencer na categoria Álbum de Rock por "The New Abnormal".

E Kanye West venceu seu 22º Grammy, mas não por seu estilo habitual: o artista que ganhou fama no mundo do rap agora tem um gramofone na categoria música cristã.

Momentos da noite

 

Megan, 26 anos, também se uniu a Cardi B em uma apresentação de "WAP", uma ousada celebração da sexualidade feminina que terminou com as cantoras e dançarinas seminuas em uma grande cama.

Mas a noite também foi marcada por outras interpretações: Dua Lipa, DaBaby, Billie Eilish, Bad Bunny e Harry Styles.

A ativista Tamika Mallory subiu ao placo ao lado do rapper Lil Baby, que interpretava "The Bigger Picture". Em uma mensagem ao presidente Joe Biden, ela exigiu "justiça, equidade, políticas e tudo que envolve a liberdade".

No início da premiação, o apresentador Trevor Noah fez uma piada ao afirmar que aquele era o maior evento ao ar livre de 2021 desde a insurreição em Washington em janeiro.

"Sei que vocês não podem ir a um show há muito tempo, assim como eu. Assim, esta noite te oferecemos um show", disse o humorista.

Com informações da AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA prêmio gente Grammys Elton John The Weeknd Justin Bieber Beyoncé Harry Styles Jaime Daniel Melao Simoes Billie Eilish Dua Lipa Trevor Noah Ringo Starr Nipsey Hussle Frank Ocean Drake Shakira Taylor Swift Bonnie Raitt Gloria Estefan

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar