Participamos do

Cachorra dá à luz 16 filhotes após duas horas de cesária

Nasceram oito machos e oito fêmeas, quase todos do mesmo tamanho, pesando entre 200 e 250 gramas
10:40 | Ago. 14, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foi uma supresa até para o médica veterinária Bruna Katrine Scaione, quando. após duas horas de cirurgia, a cadela sem raça definida, designação também chamada popularmente de "vira-lata" ou "sem raça definida" (SRD), deu à luz 16 filhotes. O animal foi levado à clinica veterinária na quarta-feira, 12, em trabalho de parto. Mãe e filhotes estão bem.

Bruna relatou, em entrevista o portal G1, que pediu o encaminhamento para uma outra clínica para que fosse feito um exame de ultrassom. "Tinham vários filhotes, que nem dava para contar direito. Mas imaginamos que seriam uns dez", relatou Bruna. A fêmea tem um porte médio e as veterinárias esperavam 11 filhotes. "O útero ficou enorme, parecia não ter fim", afirmou ela.

Clique na imagem para abrir a galeria

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A aparência da mamãe também ficou aparente pelo tamanho da barriga. "Parecia a barriga de uma mulher grávida de uns oito, nove meses, de tão grande", disse Bruna. Nasceram oito machos e oito fêmeas, quase todos do mesmo tamanho, pesando entre 200 e 250 gramas.

A cirurgia durou cerca de duas horas. A veterinária conta que foi a operação mais cansativa que fez em 10 anos. A cirurgia foi feita junto com a veterinária Rafaela Tavares e mais dois auxiliares.

Bruna também explicou que não tem um motivo aparente para uma fêmea ter parido tantos filhotes, mas pode ser algo relacionado à genética. "Não sei muito sobre o histórico da cachorra. Pode ser algo genético, a mãe dela pode ter sido uma boa parideira também", salientou.

A mamãe e os filhotinhos já receberam alta. A cadela não produziu leite e por isso os cachorrinhos vão ser alimentados com suplemento. "Geralmente, em uma ninhada grande, acontece de ter perdas. Porém, todos estão bem. A mãe também vai ser tratada com bastante vitamina e suplemento para aumentar a quantidade de leite", frisou.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar