Fortaleza começará a aplicar 4ª dose da vacina contra Covid-19 em imunossuprimidos

Cerca de 2,5 mil pessoas foram agendadas para receber o imunizante nesta sexta-feira, 3

Fortaleza iniciará nesta sexta-feira, 4, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em imunossuprimidos acima de 12 anos que receberam a terceira dose há, pelo menos, quatro meses. A informação foi divulgada pelo prefeito José Sarto (PDT) em publicação nas redes sociais, na tarde desta quinta-feira, 3.

Para o primeiro dia de aplicação da 4ª dose, cerca de 2,5 mil pessoas foram agendadas para receber o imunizante. Conforme Sarto, as listas devem ser divulgadas ainda nesta quinta-feira, 3. Para acessar o agendamento, a população pode verificar o portal Coronavírus da Prefeitura de Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para receber o imunizante, a população agendada deve levar os documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado, além de apresentar a documentação comprobatória indicando sua condição.

A aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 no Ceará foi aprovada para imunossuprimidos acima de 12 anos em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB/CE), no dia 18 de fevereiro.

Pelo Ministério da Saúde (MS), o reforço da vacina já havia sido autorizado para o público de 12 a 17 anos no último dia 9. Para os maiores de 18 anos, até 59 anos, a liberação aconteceu em dezembro do ano passado. A autorização de mais uma dose da vacina neste grupo é justificada em nota técnica nº 8/2022, da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde.

No documento, que leva em conta o avanço da variante Ômicron, a pasta justifica que "as atualizações científicas, no momento, reforçam a capacidade das diferentes vacinas Covid-19 em induzir boa resposta imunológica, bem como de amplificar a resposta imune com dose de reforço". "A adoção de esquemas específicos e reforços diferenciados tem se tornando uma boa estratégia para garantir maior proteção aos imunossuprimidos em diversos países", acrescenta.

Vacinação contra a Covid-19 no Ceará

De acordo com o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), 7.944.090 pessoas receberam a primeira dose ou a dose única das vacinas contra a Covid-19. Na segunda dose, 6.698.778 pessoas receberam o imunizante. Com a D3, são 2.954.023 de cearenses vacinados. Os dados foram atualizados às 17 horas de quarta-feira, 2 de março.

Além de Fortaleza, no Ceará, o início da aplicação da quarta dose da vacina para imunossuprimidos ocorre em algumas cidades dos estados do Pará, Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

quarta dose vacina covid-19 vacina covid-19 imunossuprimidos Fortaleza vacinação covid-19 Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar