Ceará tem três casos confirmados da variante Ômicron da Covid-19

Informação foi divulgada pelo governador Camilo Santana (PT) e pelo secretário da Saúde, Marcus Gadelha. Camilo alertou para os cuidados nas festas de fim de ano

O Ceará têm três casos confirmados da variante Ômicron. Conforme o governador Camilo Santana (PT), todos os pacientes estão em isolamento para serem acompanhados. São passageiros vindos da Tailândia, Milão e São Paulo. Governador fez um alerta para que a população se previna nas comemorações de fim de ano para que não haja recrudescimento da Covid-19 no Estado. 

"Secretaria da Saúde acabou de confirmar. Precisamos estar em alerta, continuaremos em alerta para acompanhar essas três pessoas, que estão sendo monitoradas, em isolamento para que a gente possa avaliar a repercussão da presença dessa variante aqui no Ceará e quais medidas deveremos tomar nas próximas semanas. Vamos avaliar os números aqui no Ceará", afirmou. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Informação foi divulgada nesta quinta-feira, 23, durante anuncio do novo decreto sanitário cearense em transmissão ao vivo por meio das redes sociais.

"Isso é um alerta. A gente tem sempre colocado a preocupação de acompanhar e avaliar todos os números. Toda semana a nossa equipe se reúne. A exigência do passaporte vacinal na entrada dos passageiros no Aeroporto de Fortaleza foi importantíssima", afirmou Camilo, frisando que a porta de entrada para novos vírus geralmente é nos aeroportos internacionais. 

Perfil dos casos

Segundo informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as três mulheres identificadas com variante Ômicron no Ceará têm perfis diferentes. "Uma delas é tailandesa, de 24 anos, está grávida e começou a sentir sintomas gripais no dia 7 de dezembro. Ela fez exame no CT do drive-thru do Shopping RioMar Kennedy e cumpriu o isolamento em Fortaleza. Não há informação sobre vacinação na paciente", detalhou a pasta por meio de nota.

Os outros dois casos são de passageiras que desembarcaram em Fortaleza Aeroporto Internacional de Fortaleza. As outras duas são brasileiros e receberam as duas doses da vacina. "Uma é paulista, de 31 anos, vinda de São Paulo, com sintomas iniciados no último dia 15. Ela tomou duas doses de vacina contra a Covid-19. A outra paciente tem 26 anos, é natural de Tianguá (CE), mas veio de Milão, na Itália, com escala no Rio de Janeiro. Ela começou a sentir sintomas no dia 17 de dezembro e tem esquema vacinal completo. Ambas seguem em isolamento".

Cenário da Covid-19

O governador citou que a variante recém confirmada oficialmente no Ceará tem causado aumento de casos em outros países principalmente na Europa e que ela se transmite de forma mais rápida. "Portanto, estamos chegando ao período de festas e é muito importante as pessoas fazerem toda a prevenção. Usar a máscara. Além de evitar a Covid-19, estamos tendo aqui a gripe. A máscara ajuda a evitar a contaminação da gripe", disse.

Ele comemorou as taxas de vacinação no Estado: "Ultrapassamos 90% do número de cearenses com a D1 e chegamos a 82% com aplicação de D2". "Os governadores já solicitaram uma reunião com o Ministério da Saúde para começar a vacinação das crianças o mais rápido possível. A própria Anvisa já autorizou e vários países já estão vacinando",  defendeu.

Segundo Camilo, a Secretaria da Saúde está em contato diretamente com a Pfizer para se dispor a adquirir diretamente as doses para a população dessa faixa etária no Ceará, "caso o Governado Federal não adquira as doses para as crianças". 

O secretário da Saúde, Marcus Gadelha, afirmou que não está havendo sobrecarga no sistema relativa à Covid-19. Há "relativa estabilidade", sem aumento de óbitos, novos casos nem de positividade dos exames. "Próximo desafio da vacinação é evoluir a dose de reforço", frisou. 

Síndromes gripais

O secretário da Saúde destacou o aumento de síndromes gripais — a maioria casos de Influenza A — nas unidades de saúde do Estado. "Essas casos têm potencial de sobrecarregar o sistema porque tem um risco maior de internação dessas pessoas principalmente pacientes idosos, crianças, pessoas que têm doenças crônicas ou deficiências", disse.

Estado vive uma epidemia de síndromes gripais antes do período previsto, mas maiorias dos casos não é grave. Ceará tem pelo menos 174 casos confirmados de Influenza A, dos quais 40 foram subtipados como H3N2.

Atualizada às 16h10min

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

variante ômicron ceará covid-19 ceará coronavírus ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar