Covid: Norte e Cariri têm 8 municípios em alerta "altíssimo", cada

No Ceará, 21 municípios estão em nível de alerta "altíssimo" e 36 em risco "alto", conforme o IntegraSUS, plataforma de acompanhamento de indicadores da Sesa

As Regiões de Saúde de Sobral, no norte do Estado, e do Cariri, ao sul, têm oito municípios em alerta "altíssimo" para a Covid-19, cada. Ambas também têm 13 municípios em alerta "alto" no controle da doença. Ao todo, o Ceará tem 21 cidades classificadas em alerta "altíssimo" e 36 em alerta "alto". Outros 66 municípios estão em nível de risco "moderado" e 61 em risco "baixo". 

Em maio deste ano, durante o pico da segunda onda da Covid-19, o Estado chegou a registrar 183 dos 184 município cearenses em alerta "alto" ou "altíssimo".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Painel como nível de alerta com relação à doença em todo o Ceará é disponível no IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os dados mais recentes são referentes às semanas epidemiológicas (SE) 43 e 44 (24 de outubro a 6 de novembro) e foram extraídos às 15h20min desta quarta-feira, 10.

Entre os critérios para definir a categorização, a secretaria considera cinco indicadores: incidência de casos diários por 100 mil habitantes, internações por causa respiratória, taxa de letalidade da doença, percentual de leitos de UTI ocupados e taxa de positividade em testes RT-PCR. 

A taxa de letalidade, por exemplo, é calculada a partir da divisão do total de óbitos por Covid-19 pelo total de casos confirmados da doença. A risco de cada cidade é definido pelo que está em nível mais alto entre os cinco indicadores.

É importante considerar que, em cenário de indicadores baixos, como observado atualmente no Estado, pequenas diferenças nos números podem representar grandes mudanças percentuais sem signifiquem necessariamente relevância epidemiológica.


  • Municípios em alerta "altíssimo": 21
    Sobral: 8
    Fortaleza: 3
    Sertão Central: 0
    Litoral Leste/Jaguaribe: 2
    Cariri: 8
  • Municípios em alerta "alto": 36
    Sobral: 13
    Fortaleza: 4
    Sertão Central: 1
    Litoral Leste/Jaguaribe: 5
    Cariri: 13

Na região de Sobral, o maior município classificado no nível de alerta mais grave ("altíssimo" ou nível 4) é Santa Quitéria. Isso porque a taxa de letalidade — 33,3% — está na categoria mais grave. A taxa de internações por causa respiratória está em risco "alto" (nível 3) e os demais indicadores, em risco "baixo" (nível 1). 

Conforme o IntegraSUS, um óbito pela infecção foi registrado nas duas semanas. Segundo Adeilton Mendonça, secretário da Saúde do Município, foram registrados novos casos em um distrito localizado a 40 km da sede, mas os casos já estão em queda novamente.

"Estudos epidemiológicos falam que vai ter aumento por localidades. Estourou em um bairro, controlou. Depois, em outra localidade e controlou", diz. Segundo o secretário, a cobertura vacinal é de aproximadamente 80% para primeira dose e cerca de 70% para a segunda dose contra a Covid-19. 

Na região de Sobral, Ararendá, Cariré, Catunda, Guaraciaba do Norte, Ipueiras, Poranga, Quiterianópolis também estão no nível 4 de alerta.

Juazeiro do Norte, município mais populoso do Cariri, integra a lista de alerta mais grave porque a taxa de letalidade da doença é de 7,7%.  A taxa de internações por causa respiratória está em risco "moderado" (nível 2) e os demais indicadores, em risco "baixo".

LEIA TAMBÉM | Covid-19: Barbalha intensifica medidas restritivas após receber alerta "altíssimo"

Por meio da assessoria, a Secretaria Municipal da Saúde informou que há uma tendência decrescente de casos. Foram 101 casos registrados na semana epidemiológica 43 e 71 na 44. "Apresentamos assim, uma média móvel de 14 dias com 14,42 casos/dia e média móvel de 7 dias de 10,14 casos/dia. Ainda nas semanas avaliadas, constata-se apenas a ocorrência de 1 óbito no dia 4 de novembro".

A Prefeitura já aplicou 338.363 doses de imunizantes contra o vírus e alcançou cobertura superior a 50% da população imunizada, segundo nota da assessoria. No Cariri, Altaneira, Barbalha, Ipaumirim, Missão Velha, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas também estão no nível 4 de alerta.


 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

alerta covid-19 ceará nivel altissimo alerta covid nivel alto alerta covid covid-19 ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar