Vacinação em Fortaleza: últimas unidades de D1 devem ser aplicadas na quarta

Para continuar a aplicação da primeira dose contra a Covid-19, Estado precisa receber novos lotes de imunizantes

Fortaleza deve vacinar público geral com os últimos imunizantes para primeira dose (D1) em estoque nesta quarta-feira, 30. Serão utilizadas as doses remanescentes do mutirão de imunização contra a Covid-19 realizado no fim de semana, no qual parcela das pessoas que havia sido agendada não compareceu. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), não há previsão de recebimento de novas remessas. Para continuar a aplicação de D1, o Estado precisa receber mais doses de vacinas. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Mais de 40% da população fortalezense já recebeu a primeira dose contra a Covid-19. Nesta terça-feira, 29, a lista de agendamento contempla apenas pessoas que devem receber a segunda dose (D2) da AstraZeneca. A Capital está imunizando pessoas do público geral conforme ordem decrescente de idade, chegando até os residentes a partir de 37 anos.

Em transmissão nas redes sociais realizada nesta segunda-feira, 28, a secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite, alertou para a quantidade de pessoas agendadas que não compareceram no fim de semana. Foram mais de 13 mil faltosos. "Podemos observar que algumas pessoas não compareceram para receber a vacina. Estamos utilizando várias estratégias de comunicação e pedimos às pessoas que olhem a lista ou o cadastro no Vacine Já", orientou.

Apesar disso, sábado, 26, registrou recorde de vacinados em um dia: 58.021 pessoas. Com isso, a Capital ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas que receberam a D1. 

Na sexta-feira, 25, Ana Estela já havia comentado a possibilidade de Fortaleza zerar o estoque de vacinas para D1. "Esperamos nos próximos dias, até segunda-feira, que a gente conclua a aplicação das primeiras doses de tudo que o município recebeu até hoje", afirmou. 

Ainda na sexta, o Ceará recebeu 61.100 doses da vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, que tem dose única. Contudo, a Capital e o município de Guaramiranga não foram contemplados com essa remessa. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destacou que Fortaleza receberá o imunizante na próxima remessa da Janssen a ser recebida pelo Estado. 

Isso deve acontecer nesta semana. Chegaram ao Brasil mais de 942 mil doses do imunizante na manhã desse sábado, 26. A remessa completa as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos da América (EUA) ao País.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

suspensão vacinação fortaleza suspensão primeira dose vacina estoque vacina fortaleza vacinação covid-19 fortaleza agendamento vacina fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar