Participamos do

Vacinação em Fortaleza: últimas unidades de D1 devem ser aplicadas na quarta

Para continuar a aplicação da primeira dose contra a Covid-19, Estado precisa receber novos lotes de imunizantes
20:45 | Jun. 28, 2021
Autor Ana Rute Ramires
Foto do autor
Ana Rute Ramires Repórter da editoria de Cidades
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza deve vacinar público geral com os últimos imunizantes para primeira dose (D1) em estoque nesta quarta-feira, 30. Serão utilizadas as doses remanescentes do mutirão de imunização contra a Covid-19 realizado no fim de semana, no qual parcela das pessoas que havia sido agendada não compareceu. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), não há previsão de recebimento de novas remessas. Para continuar a aplicação de D1, o Estado precisa receber mais doses de vacinas. 

Mais de 40% da população fortalezense já recebeu a primeira dose contra a Covid-19. Nesta terça-feira, 29, a lista de agendamento contempla apenas pessoas que devem receber a segunda dose (D2) da AstraZeneca. A Capital está imunizando pessoas do público geral conforme ordem decrescente de idade, chegando até os residentes a partir de 37 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em transmissão nas redes sociais realizada nesta segunda-feira, 28, a secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite, alertou para a quantidade de pessoas agendadas que não compareceram no fim de semana. Foram mais de 13 mil faltosos. "Podemos observar que algumas pessoas não compareceram para receber a vacina. Estamos utilizando várias estratégias de comunicação e pedimos às pessoas que olhem a lista ou o cadastro no Vacine Já", orientou.

Apesar disso, sábado, 26, registrou recorde de vacinados em um dia: 58.021 pessoas. Com isso, a Capital ultrapassou a marca de 1 milhão de pessoas que receberam a D1. 

Na sexta-feira, 25, Ana Estela já havia comentado a possibilidade de Fortaleza zerar o estoque de vacinas para D1. "Esperamos nos próximos dias, até segunda-feira, que a gente conclua a aplicação das primeiras doses de tudo que o município recebeu até hoje", afirmou. 

Ainda na sexta, o Ceará recebeu 61.100 doses da vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, que tem dose única. Contudo, a Capital e o município de Guaramiranga não foram contemplados com essa remessa. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destacou que Fortaleza receberá o imunizante na próxima remessa da Janssen a ser recebida pelo Estado. 

Isso deve acontecer nesta semana. Chegaram ao Brasil mais de 942 mil doses do imunizante na manhã desse sábado, 26. A remessa completa as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos da América (EUA) ao País.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags