Covid-19: Brasil é o 92º país com maior percentual da população imunizada com a 2ª dose

Dentre as 193 nações, o País tem 24,6 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a doença, registrando 11,64% dos brasileiros imunizados

Atualizada às 20 horas de sexta-feira, 25

O Brasil ocupa a 92º colocação no ranking mundial do percentual da população imunizada com a segunda dose (D2) contra a Covid-19. Com 24,6 milhões de pessoas vacinadas com as duas doses, o país tem 11,64% da população que completou a imunização contra a doença. Já entre as maiores economias do mundo, o País está em 7º lugar em relação à aplicação das doses por 100 habitantes. Os dados são da plataforma Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, e do site Localiza SUS, do Ministério da Saúde, coletados pelo O POVO nesta quinta-feira, 24.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na lista do G20 (Grupo dos 20) da plataforma, o Reino Unido segue na liderança, com 111,31 na relação a cada 100 pessoas. Os Estados Unidos aparece em segundo, com 95,89. O Canadá fica na terceira posição (90,55), seguido pela Alemanha (84,18) e Itália (79,91). A França aparece em 6º lugar, com 72,51 doses aplicadas a cada 100 habitantes.

Em cinco meses do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), iniciado em 17 de janeiro, mais de 91,5 milhões de pessoas foram vacinadas com pelo menos uma dose. Em relação à aplicação da D1, 67 milhões de pessoas receberam o imunizante, registrando 31% da população brasileira que aguarda a próxima dose para completar a imunização contra o vírus. De acordo com o MS, a pasta já distribuiu mais de 128 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aos estados brasileiros. As vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen estão contemplando a imunização da população brasileira.

LEIA MAIS | Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil

Veja gráfico de parcela da população totalmente vacinada contra Covid-19*

*Dados disponíveis apenas para países que relatam a repartição das doses administradas pela primeira e segunda doses.

Veja o número de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19

Vacinação nos estados

Na campanha de vacinação no Brasil, os 27 estados brasileiros iniciaram a aplicação da vacina contra a Covid-19. No levantamento* das regiões que mais aplicaram a segunda dose, estão Rio Grande do Sul, em primeiro lugar, com 14,93% da população imunizada, em seguida vem Mato Grosso do Sul (13,33%) e São Paulo (12,59%). O Ceará aparece em 7º lugar, com 11,85% das pessoas residentes no Estado completamente imunizados contra a doença.

LEIA MAIS | Sobral lidera vacinação contra a Covid-19 entre cidades mais populosas do Ceará; veja o ranking

O Estado ainda tem 29% da população que recebeu a primeira dose (D1) e aguarda receber a segunda dose para completar a imunização contra a doença. Nos cinco meses da campanha de vacinação contra a doença, o total de 4,6 milhões de vacinas foram entregues ao Ceará. Nesta quinta-feira, dois lotes chegaram ao Estado. São 61 mil doses da Janssen e 116 mil da CoronaVac.

Made with Flourish
*O levantamento do O POVO foi realizado a partir de dados das secretarias estaduais da Saúde atualizados nessa segunda-feira, 21. A estimativa populacional dos estados é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em levantamento de 2020. O percentual da vacinação foi calculado a partir da quantidade de doses aplicadas nos estados com o valor populacional de cada região.

ERRAMOS
Diferentemente do que foi noticiado anteriormente, o correto é que o Brasil é o 92º no ranking de população imunizada com a 2ª dose contra a Covid-19. O país ocupa 10ª posição em gráfico que relaciona parcela da população totalmente vacinada dentre os países que relatam repartição de doses administradas pela primeira e segunda doses.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RANKING VACINAÇÃO COVID-19 PAÍSES RANKING VACINAÇÃO COVID-19 BRASIL VACINAÇÃO COVID-19 PAÍSES POPULAÇÃO RECEBEU SEGUNDA DOSE VACINAÇÃO COVID-19 SEGUNDA DOSE VACINAÇÃO CORONAVÍRUS PAÍSES

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar