Taxa de positividade da Covid-19 cai para 19% em Fortaleza

Na semana 23, de 6 a 11 de junho, foram realizados 8.466 exames, sendo 2.117 positivos e 6.349 negativos

A taxa de positividade de exames para Covid-19 em Fortaleza caiu para 19,08% na semana 23, que corresponde aos dias 6 a 11 de junho. Em comparação à semana anterior, ocorreu uma queda de seis pontos percentuais, quando foi registrado 25% na taxa. Os dados são da última atualização da plataforma IntegraSuS, às 16h30min, e destacados pelo secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, na tarde desta sexta-feira, 11, durante live para o anúncio do novo decreto estadual.

Os indicadores são referentes ao número total de exames da Covid-19 na Capital realizados durante as duas últimas semanas observadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Na semana 23, foram realizados 8.466 exames, sendo 2.117 positivos e 6.349 negativos. Enquanto na semana 22, a soma foi de 1.211 testes para Covid-19, onde 231 tiveram resultado positivo e 980 negativo. De acordo com o Dr. Cabeto, a taxa de positividade em Fortaleza tem caído sistematicamente. O titular da pasta destaca que, “de cada dez exames, apenas dois deles são positivos” para a Covid-19. “Isso é muito bom”, comenta o titular da pasta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Ceará soma 837.223 casos de Covid-19; sistema de dados da Sesa passa por instabilidade

Conforme a médica epidemiologista Lígia Kerr, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou ao O POVO, a taxa de positividade se refere ao percentual de confirmação em relação ao total de testes realizados e que uma região é considerada com cenário positivo quando a taxa fica abaixo de 5%. “Estamos reduzindo, mas não estamos ainda bem. A taxa registrada ainda é motivo de alerta e é necessário continuar com as medidas, como uso de máscara e isolamento social”, informa.

Indicadores do Cariri

Diferente do cenário da Capital, a região do Cariri registrou alerta nos indicadores da taxa de positividade para Covid-19. Conforme os dados do IntegraSUS, a região tem 50% da taxa. Segundo o secretário da Saúde do Ceará, os dados informam que quase metade das pessoas que fazem exames com Swab nasal, forma de coleta para teste do coronavírus, continuam testando positivo para a doença. Ao todo, foram realizados 24 exames para a Covid-19 na semana 23, sendo 12 com resultado negativo e 12 positivos.

LEIA MAIS | Ceará registra aumento de casos e de mortes por Covid-19 no Cariri e em Sobral

A epidemiologista Lígia Kerr destaca que o indicador da região do Cariri é considerado alto e gera preocupação apesar da taxa também apresentar queda em relação às semanas anteriores, quando já foi observado o valor de 60%. “Na região foi necessário fazer o lockdown. Nós não estamos em situação de baixar guarda. Apesar da taxa, Cariri está melhorando, mas ainda é muito alto”, destaca a médica.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

TAXA POSITIVIDADE COVID-19 FORTALEZA TAXA POSITIVIDADE EXAME COVID-19 EXAMES POSITIVOS COVID-19 FORTALEZA INDICADORES COVID-19 FORTALEZA TAXA COVID-19 CEARÁ TAXA POSITIVIDADE CARIRI CEARÁ

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar