Quem pode tomar a vacina e quais os documentos necessários: tire dúvidas sobre a nova fase

Acompanhe as orientações do coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial sobre os procedimentos que devem ser tomados na fase atual de imunização.

Após o anúncio do começo da terceira fase de vacinação na Capital cearense, iniciada nesta quarta-feira, 5, Erlemus Soares, coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial, repassou informações e orientações à população sobre os procedimentos tomados na fase atual. O anúncio foi feito nesta manhã, em live transmitida pelas as redes sociais da Prefeitura.

“Estamos avançando para a terceira fase do Plano Nacional de Imunização no município de Fortaleza. Nesse caso, só devem comparecer os pacientes que receberam as mensagens via WhatsApp e conferirem seu nome no portal da Prefeitura”, comenta Erlemus. A aplicação do imunizante para pacientes com comorbidades está sendo exclusivamente no Centro de Eventos de Fortaleza. “Ao longo da semana estaremos avançando para outros locais”, salienta Erlemus. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Orientações gerais 

QUEM PODE TOMAR A DOSE?

>> Gestantes e puérperas a partir dos 18 anos com algum tipo de comorbidades.
>> Pacientes com síndrome de Down acima de 18 anos.
>> Grupo de pacientes com 55 a 59 anos (com as seguintes comorbidades: cardiopatias, diabetes, obesidade IMC>40, doença neurológica, pneumopatias, doença renal crônica, imunodeficiência e outras)
>> Pacientes com algum tipo de deficiência permanente que receba Benefício de Prestação Continuada (BPC).

SAIBA MAIS 

| Cardíacos, diabéticos e gestantes estão em grupo que começa a ser vacinado em Fortaleza |

| 75 mil fortalezenses com comorbidades devem atualizar cadastro para receber vacina |

QUAIS OS DOCUMENTOS DEVEM SER APRESENTADOS NO DIA DA VACINAÇÃO?

>> Documento original com foto;
>> Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
>> Cartão Nacional de Saúde;
>> Comprovante residencial
>> Atestado de comorbidades (Confirma o modelo);

Segundo as orientações, o paciente deve imprimir o modelo e levá-lo até o seu médico. “Ele [o médico] tem que dizer qual os tipos de comorbidades o paciente tem, assinar e carimbar o termo impresso”, destaca o coordenador justificando que o motivo da impressão do documento é porque o papel deve ficar retido em casos de futuras auditorias.

TIPOS DE PÚBLICOS COM COMORBIDADES

A Prefeitura dividiu em dois grupos os pacientes com comorbidades que devem apresentar seu atestado médico.

>> O primeiro é aquele que já faz acompanhamento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse pode ir no posto de saúde e buscar a prescrição ou declaração dizendo qual tipo de comorbidade com seu médico de estratégia da família”, explica.

>> O segundo é o público que nunca fez tratamento na rede pública de saúde. Essas pessoas devem passar por uma consulta eletiva. “Trata-se de um ato discricionário para que o médico conheça esse paciente. O usuário tem que entender que se ele não é acompanhado pela rede pública, ele deve marcar uma consulta para conseguir a declaração de um médico responsável para ter acesso a aplicação do imunizante”, finaliza.

Além disso, município de Fortaleza já aplicou 683.805 doses do imunizante contra a Covid-19. Desse número, 433.068 são da primeira dose (D1) e 255.737 da segunda dose (D2).

CONFIRA A LIVE COMPLETA:


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vacinação Comorbidades Covid-19 Covid-19 Fortaleza Vacinação Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar