Vacinação de grupos na terceira fase acontecerá de forma simultânea no Ceará

O tipo de comorbidade determinará as pessoas que serão vacinadas primeiro. Pessoas com cardiopatia, por exemplo, serão priorizadas em relação às demais doenças, conforme divulgou a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa)

Os grupos prioritários incluídos na terceira fase de vacinação contra a Covid-19 serão imunizados de forma simultânea. A informação foi confirmada na noite desta terça-feira, 5, pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). A escolha segue orientação da Secretária de Saúde do Ceará (Sesa) divulgada na tarde de hoje e deve ser aplicada em todos os municípios cearenses. Na Capital, a vacinação da terceira fase começará nesta quarta-feira.

Veja os grupos incluídos nesta primeira parte da terceira fase de vacinação:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
  • Gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas com Síndrome de Down que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras
  • Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Entre as pessoas com comorbidades, no entanto, uma ordem deve ser respeitada para que a vacinação ocorra. Os primeiros que devem ser imunizados devem ser aqueles com cardiopatias, seguidos pelas pessoas com diabetes e obesidade (IMC>40). Os pacientes com imunodeficiência são a última comorbidade do ranking de prioridades definido pela pasta. Não foi divulgada uma justificativa para a definição dessa ordem. Confira lista completa a seguir:

  1. Cardiopatia
  2. Diabetes
  3. Obesidade (IMC>40)
  4. Doença Neurológica
  5. Pneumopatias
  6. Doença Renal Crônica
  7. Imunodeficiência

As decisões foram tomadas em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) do Ceará, que envolve gestores municipais e estaduais. Ficou pactuado ainda no encontro que em um segundo momento serão contempladas outras pessoas incluídas na terceira fase de imunização. São elas: gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, além de pessoas com comorbidades e/ou deficiência permanente de 18 a 54 anos (em ordem decrescente).

A Sesa disse ainda que encaminhou para as Superintendências Regionais de Saúde a listagem de pacientes acompanhados nos ambulatórios do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) e Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). A informação objetiva facilitar a identificação das pessoas com comorbidades e garantir a validação junto aos municípios.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação terceira fase covid-19 vacinação grupos prioritários covid-19 secretaria municipal de saúde de fortaleza pessoas com comorbidades gestantes e puérperas pessoas com deficiência permanente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar