No Ceará, 28 radialistas já morreram em decorrência de Covid-19

Sindicato solicitou que categoria seja incluída no grupo prioritário para vacinação. No Estado, a comunicação é considerada serviço essencial. A Secretaria da Saúde ainda não se pronunciou sobre o pedido

No Ceará, 28 radialistas já morreram em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano, segundo o Sindicato de Radialistas e Publicitários do Ceará (Sindradioce). A entidade solicitou ao Governo do Estado, em pedido protocolado na última segunda-feira, 22, que profissionais de comunicação sejam classificados como grupo prioritário na campanha de vacinação contra a Covid-19.

"Sempre no fronte da batalha a favor de boa informação, nossa categoria enfrenta condições de trabalho difíceis, ditadas pelo risco de contágio e pelo isolamento social e, ainda, suspensões de contrato e cortes salariais, o que é lamentável neste momento de dor e lágrimas", frisou órgão em pedido. Sindicato divulgou lista com os nomes dos 28 profissionais vitimados pela doença. Desses, 10 atuavam em veículos localizados em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tony Pereira, presidente do sindicato, destaca que a imprensa tem sido considerada como serviço essencial pelos decretos estaduais que foram estipulados até o momento. Dessa forma, jornalistas, radialistas e todos os trabalhadores da área de comunicação seguem atuando em boa parte de maneira presencial.

| LEIA MAIS |

Camilo Santana anuncia ainda hoje se prorroga lockdown no Ceará

Três policlínicas e 43 postos de saúde reforçam vacinação de idosos neste fim de semana

"Somos essenciais de acordo com a lei, a comunicação é serviço essencial. A boa informação nesse período você vai conseguir indo ao local do acontecimento. Há a necessidade do deslocamento, a ida para a emissora", informou o presidente, destacando ainda que as unidades de saúde são de alto risco em relação a disseminação do vírus, o que coloca o profissional em perigo. 

O POVO procurou a assessoria do Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) para saber quanto a possibilidade de comunicadores serem classificados como grupo prioritário. A pasta respondeu que segue o cronograma do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Atualmente, o Ceará está vacinando o grupo prioritário da 2ª fase.

Radialistas cearenses vitimados pela doença:

01 - Aderbal Soares (Fortaleza)

02 - Alexandre Rangel (Fortaleza)

03 - Raimundo Alfredo (Sobral)

04 - Carlos Alberto Moreira (Canindé)

05 - Carlos Bezerra (Crato)

06 - Carlos Dutra (Fortaleza)

07 - Chico dos Santos (Sobral)

08 - Cristiano Alcântara (Maracanaú)

08 - Evilásio Pires (Fortaleza)

10 - Flávio Moreira (Fortaleza)

11 - Francisco Inácio de Brito (Mucambo)

12 - Inácio de Brito (Sobral)

13 - Iraguassu Teixeira (Fortaleza)

14 - Irineu de Freitas (Canindé)

15 - Jéssica Moreno (Iguatu)

16 - Jonas Melo (Fortaleza)

17 - Marcos Dublê (Fortaleza)

18 - Moacir Luiz Dreyer (Fortaleza)

19 - Nacélio Cavalcante (Icó)

20 - Normando Sóracles (Juazeiro)

21 - Olivan Santos (Camocim)

22 - Osias Maciel (São Luís do Curu)

23 - Osvaldo Avelino (Sobral)

24 - Pedro Hallan (Fortaleza)

25 - Pedro Rocha Neto, Fichinha (Itapipoca)

26 - Rai Soares (Cascavel)

27 - Renato Freire Caitano (Canindé)

27 - Ricardo Cavalcante (Aquiraz)

28 - Sandro Guimarães (Aracati)

Campanha de vacinação

O Governo Federal estipulou, no inicio deste ano, o Plano Nacional de Imunização (PNI), responsável pela distribuição de lotes de vacinas contra a Covid-19 para os estados brasileiros. Para determinar a ordem de contemplados, a campanha de imunização foi dividida em quatro fases iniciais, todas incluindo apenas grupos prioritários.

No Ceará, até esta sexta-feira, 26, municípios como Fortaleza já haviam dado inicio a vacinação de pessoas com 70 anos de idade e se preparam agora para começar com a imunização daquelas com idade acima de 60, avançando para segunda etapa da campanha de imunização. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

radialistas morrem covid ceará radialistas pedem governo vacinação covid ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar