Para agilizar diagnóstico de Covid, Sesa distribui testes de antígeno em unidades de emergência

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa fala que o intuito é saber se o paciente com síndrome gripal grave está ou não com Covid-19

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirma disponibilizar testes rápidos de antígeno para diagnóstico da Covid-19. No total, serão aproximadamente 160 mil unidades do insumo foram adquiridas que serão distribuídas às unidades prestadoras dos serviços em Fortaleza e no Interior.

Os testes estão disponíveis para a rede de Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e hospitais públicos, tidos como os de referência no atendimento aos pacientes com Covid-19.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O procedimento é indicado do primeiro ao sétimo dia após início dos sintomas e o teste é feito por meio de swab nasal (com haste flexível). A professora Elisângela Teixeira, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, explica que o teste de antígeno serve para detectar a presença de um antígeno do vírus, o que implica infecção viral na fase aguda da doença.

“Antígeno é uma partícula ou substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos; no caso o vírus causador do Covid-19 é um antígeno”, explica a professora Elisângela.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, orienta que os testes só sejam aplicados em pessoas com sintomas gripais. “O exame não é para rastreamento de assintomáticos, mas sim para tirarmos rapidamente a dúvida se o paciente com síndrome gripal grave, que está chegando a uma dessas unidades, está ou não com Covid-19”.

A Sesa também informa que, caso o cidadão apresente sintomas gripais e o diagnóstico seja negativo para a doença, é recomendado que seja feito outro exame, o RT-PCR, tido como teste “padrão ouro”. “A distribuição dos testes de antígeno para essas unidades dará agilidade na triagem e transferência desses pacientes”, afirma a gestora Magda Almeida.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Teste Antígeno Covid-19 Ceará Testagem Governo Estadual Pandemia Covid-19 Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar