É falso vídeo que atribui filmagem a ‘teatro de Covid-19’ no Ceará

As cenas em questão não foram gravadas pelo governo estadual para representar um "caos" e não fazem parte de um "teatro". Na verdade, compõem um vídeo promocional gravado pelo Centro Médico Shamir, um hospital localizado em Israel

Circula pelo aplicativo WhatsApp vídeo que associa declarações do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sobre medidas de restrição a uma filmagem de cenário semelhante ao de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Nas imagens, profissionais de saúde se movimentam pelo ambiente enquanto a legenda “Teatro de Covid-19” aparece na tela. Um narrador desconhecido sugere que a situação mostrada no vídeo é uma farsa. No entanto, o vídeo é falso, segundo apuração da Agência Lupa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As cenas em questão não foram gravadas pelo governo estadual para representar um “caos” e não fazem parte de um “teatro”. Na verdade, compõem um vídeo promocional gravado pelo Centro Médico Shamir, um hospital localizado em Israel. É possível observar, no vídeo, que a língua hebraica está presente na fala dos cinegrafistas e no jalecos dos personagens. No canal do hospital no YouTube, é possível encontrar outro vídeo que mostra o mesmo cenário em ângulos diferentes.

Ainda, o governo do Ceará informou que as imagens não foram gravadas pela gestão e não ocorreram em nenhuma unidade hospitalar do Estado. A fala de Camilo no vídeo trata-se de medidas para apoiar a população cearense. “Camilo Santana usa o termo ‘esforço’ para anunciar as novas medidas em referência às dificuldades encontradas pelos estados para a manutenção da capacidade de investimentos e dos empregos em meio à pandemia e falta de apoio do auxílio emergencial do governo federal”, disse o governo do Ceará à agência.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

checagem fatos falso vídeo teatro covid-19 teatro covid-19 ceará falso

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar