Presidente dos EUA diz que acabar com obrigatoriedade do uso de máscaras é "pensamento neandertal"

Joe Biden criticou a decisão dos estados do Texas e Mississippi que afrouxou as medidas sanitárias contra a Covid-19

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, descreveu como "pensamento neandertal" a decisão do Texas e do Mississippi de relaxar o uso de máscaras contra a Covid-19, enquanto as autoridades de saúde do país pediram aos cidadãos que sigam respeitando as medidas sanitárias para reduzir os contágios.

"A última coisa de que precisamos é o pensamento neandertal que, contanto que tudo esteja bem, tire a máscara. Esqueça. Isso ainda importa", criticou o presidente democrata a repórteres na Casa Branca. "Acho que é um grande erro. Espero que todos já tenham percebido que essas máscaras fazem a diferença", acrescentou, ao observar o número crescente de mortos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com mais de 517.000 mortes e 28,73 milhões de infecções, os Estados Unidos são o país mais atingido no mundo pela pandemia da covid-19, apesar de ter avançado em sua campanha de vacinação em massa. "Este não é o momento de suspender todas as restrições", concordou Rochelle Walensky, diretora dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), a principal agência federal de saúde pública do país.

“Cada indivíduo tem o poder de fazer o que é certo, independentemente do que os estados decidam”, lembrou Walensky durante entrevista coletiva, incentivando a população a “continuar usando máscara, respeitando o distanciamento social”.

Diante da evolução da campanha de vacinação, o governador republicano do Texas, Greg Abbott, anunciou na terça-feira o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras e a reabertura de todos os negócios a partir da próxima semana. É hora de reabrir "100%", afirmou Abbott, avaliando que o segundo estado mais populoso do país já tem "meios de proteger" sua população.

O Mississippi escolheu o mesmo caminho a partir desta quarta-feira: "Está na hora!", tuitou o governador Tate Reeves. Mas, embora os níveis de novos casos diários sejam muito mais baixos do que há algumas semanas em nível nacional, Walensky mostrou preocupação com alguns sinais de "retrocesso": as médias móveis mostram um ligeiro aumento no número de novas infecções e mortes, revelou.

"O cansaço está ganhando, e as medidas que tomamos precisamente para impedir o pandemia são hoje em dia muito frequentemente ignoradas", lamentou.

“Quer sejam obrigatórias ou não, como indivíduos e comunidades, sempre podemos tomar boas ações de saúde para proteger a nós mesmos e aos outros”, acrescentou.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Joe Biden Estados Unidos Covid-19 Pandemia Coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar