Nordeste encomenda 25 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, diz jornal

Entrega total seria feita até julho para nove estados da região. Imunizante ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Nove estados do Nordeste acertaram a compra de 25 milhões de doses da vacina russa Sputnik V contra a Covid-19. O imunizante está sendo negociado para chegar à região a partir de abril com previsão de entrega total das doses até julho. Para finalizar a aquisição, resta apenas assinar o contrato com o Fundo Soberano Russo, que desenvolveu e distribui o produto. 

No Brasil, a vacina russa será produzida pelo laboratório brasileiro União Química, o que será objeto de outro contrato com os governadores. No entanto, o imunizante russo ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Governo Bolsonaro decide comprar vacinas dos laboratórios Pfizer e Janssen

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o governador do Piauí, Wellington Dias (PI-PT), disse que as doses da Sputnik serão entregues para o Programa Nacional de Imunização (PNI), onde Dias coordena a seção de vacinação do Fórum de governadores.

Conforme três governos ouvidos pela Folha, eles das regiões Sul e Centro-Oeste, alguns governadores de fora do Nordeste pensam em usar as doses em seus próprios estados caso o Governo Federal não consiga cumprir seus prazos de vacinação. O Estado do Ceará ainda não divulgou como irá proceder.

Na última terça-feira, 2, a União Química prometeu aos governadores tomar providências para obter aprovação da Sputnik na Anvisa. Até a próxima segunda-feira, 8, o laboratório apresentaria aos governadores o cronograma de produção e entrega do produto, informou Dias.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), esteve reunido ontem com o presidente da farmacêutica responsável pela produção do imunizante russo no Brasil para negociar a vacina Sputnik V, mas a confirmação da compra ainda não foi divulgada pelo governo estadual. Com informações da Folha de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

COMPRA VACINA RUSSA NORDESTE COMPRA VACINA RUSSA CONSÓRCIO NORDESTE VACINA RUSSA SPUTNIK V VACINA COVID-19 NORDESTE VACINA SPUTNIK V GOVERNO DO CEARÁ VACINA RUSSA CAMILO SANTANA VACINA RUSSA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar