No começo da vacinação em drive-thru, pessoas comparecem sem confirmação e causam congestionamento

Só recebe a vacina quem recebeu a confirmação do agendamento para a data de hoje

Começou pouco antes das 12 horas, nesta terça-feira, 2, a modalidade de vacinação contra a Covid-19 em drive-thru em Fortaleza. A imunização ocorre no subsolo do Centro de Eventos do Ceará. Porém, só toma a vacina quem recebeu a confirmação do agendamento para a data de hoje.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A primeira hora de vacinação foi marcada pelo alívio dos que receberam a primeira dose da vacina e por uma fila de carros que aguardavam a sua vez.

O pequeno congestionamento foi causado por pessoas que foram ao local sem a confirmação da conclusão do agendamento.

Para tomar a primeira dose do imunizante é necessário ter recebido a confirmação por e-mail ou mensagem de celular. Pessoas sem confirmação não são atendidas. Elas são retiradas da fila.

"Pedimos que essas pessoas não venham, teremos um número excessivo de carros, que podem causar transtornos e inviabilizar essa logística. Nós estamos fazendo a checagem do agendamento, é importante que não esqueçam de trazer o comprovante de endereço e um documento de identificação com foto, isso está sendo solicitado na triagem junto com a confirmação do agendamento", relata a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite.

Idosos acima de 90 anos receberam prioridade no agendamento. Segundo a secretária, a previsão é de que, até domingo, os idosos acima de 80 anos que escolheram a modalidade drive-thru sejam vacinados.

"Hoje, a prioridade são os idosos acima de 90 anos. Nos próximos dias, vamos ampliar o sistema de drive-thru, nós temos mais de 8 mil idosos cadastrados para essa forma de aplicação, e esperamos que até o fim da semana, os acima de 80 anos já tenham recebido a vacina", afirma Ana Estela.

Segundo a secretária o mês de fevereiro iniciou com 45 mil doses aplicadas em Fortaleza. A partir de desta terça-feira, Tereza Moura, de 86 anos, é mais uma que entra para a estatística dos vacinados na Capital.

"O dia de hoje representa longevidade, com saúde. A vida inteira eu respeitei a ciência, estou muito grata!", exclama Tereza.

Para a assistente social Ana Nilse, de 71 anos, o momento de receber o imunizante ainda não chegou, mas ela comemora o fato de sua mãe ter sido imunizada.

"É um dia muito importante para a população idosa. Estamos tendo uma grande oportunidade no nosso Estado. Estou ao lado da minha mãe, com seus 92 anos, e ela acabou de tomar a vacina. Só tenho que agradecer a Deus por esse momento", conta.

Em outro veículo, Beatriz Pinho, engenheira metalurgista, estava acompanhando a avó no momento da aplicação. "O sentimento do dia hoje é esperança, que tudo isso acabe logo, se Deus quiser. Na nossa família, só tivemos casos leves (de Covid-19)", relata.

Para Maria do Carmo, de 77 anos, e avó de Beatriz, o dia de hoje é marcado como o início de uma libertação. "Ave maria, eu estou morta de feliz! É uma esperança que estamos tendo de finalmente sair dessa prisão", relata.

O músico Mimi Rocha, 55 anos, foi mais um que viveu a felicidade de ver um ente querido ser vacinado nesta terça-feira.

"A melhor coisa que a gente tem é nossa mãe. Ela está aqui, com 93 anos, sendo vacinada. Isso é tudo que a gente precisava para ficar mais tranquilo em relação a ela. Espero que também sejamos vacinados o mais rápido possível", conclui o músico.

A expectativa é de que cerca de 250 pessoas sejam atendidas ainda hoje, até às 17h. Nos demais dias, o atendimento será das 9h às 16h e seguirá até domingo, 7. Serão vacinados, gradativamente, aqueles que têm entre 75 e 90 anos, começando pelos mais idosos, cumprindo as recomendações federais e estaduais de priorização dos que possuem mais idade.

Na manhã de hoje, 2, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou dois telefones para atendimento na Capital sobre a vacinação contra a Covid-19. Por meio dos números (85) 3252-6979 e (85) 3252-6990, os fortalezenses podem consertar possíveis erros na hora do cadastro de vacinação.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação covid-19 vacinação fortaleza vacinação idosos agendamento vacina fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar