Participamos do

Covid-19: Novo lote de vacinas chega ao Ceará no próximo fim de semana

A Secretaria da Saúde ainda não informou quantas vacinas chegarão nem o laboratório que a produziu. A informação foi dada em entrevista pela Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.
18:23 | Fev. 02, 2021
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 20h59min

Novo lote de vacinas chegará ao Ceará no próximo fim de semana, de acordo com Magda Almeida, Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A pasta ainda não informou qual quantidade e de que laboratório serão os imunizantes. O POVO questionou essas informações à assessoria da Sesa e aguarda resposta.

A secretária disse que o objetivo atual da pasta é usar a quantidade de vacinas obtidas até o momento da forma mais rápida possível. "A meta é que não fiquem vacinas guardadas, quanto mais pessoas imunizadas mais fácil de controlar a pandemia”. A vacinação de profissionais de saúde da linha de frente foi encerrada nesta terça-feira nos locais de trabalho e segue até a próxima sexta-feira no Centro de Eventos. A partir do sábado, inicia-se a vacinação dos profissionais ambulatoriais e administrativos da saúde.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Leia Mais | Covid-19: 90 municípios cearenses são notificados a apresentar plano de vacinação

Almeida avaliou ainda que, apesar do aumento de casos no Ceará, um lockdown ainda não é uma medida “efetiva e necessária" neste momento. Apesar da possibilidade de uma nova variante do coronavírus — possivelmente mais transmissível — estar circulando no Estado, a especialista acredita que medidas já em vigor, como barreiras sanitárias, são suficientes para conter a circulação.

“Estamos diminuindo a velocidade de transmissão, precisamos fazer o achatamento da curva para que a rede assistencial tenha capacidade de atender os pacientes”, disse a secretária. Ela comentou ainda que a pasta aguarda até o próximo sábado, 6, pelo resultado de amostras suspeitas da nova variante enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No total, 120,9 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Ceará, segundo atualização desta tarde da Sesa. 12 municípios cearenses já concluíram a aplicação do imunizante. São eles:  Cruz, Iracema, Ibicuitinga, Granjeiro, Bela Cruz, Alcântaras, Capistrano, Choró, Fortim, Guaramiranga, Itaiçaba e Marco.

(Com informações da repórter Ana Rute Ramires/O POVO)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags