Covid-19: Novo lote de vacinas chega ao Ceará no próximo fim de semana

A Secretaria da Saúde ainda não informou quantas vacinas chegarão nem o laboratório que a produziu. A informação foi dada em entrevista pela Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Atualizada às 20h59min

Novo lote de vacinas chegará ao Ceará no próximo fim de semana, de acordo com Magda Almeida, Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A pasta ainda não informou qual quantidade e de que laboratório serão os imunizantes. O POVO questionou essas informações à assessoria da Sesa e aguarda resposta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A secretária disse que o objetivo atual da pasta é usar a quantidade de vacinas obtidas até o momento da forma mais rápida possível. "A meta é que não fiquem vacinas guardadas, quanto mais pessoas imunizadas mais fácil de controlar a pandemia”. A vacinação de profissionais de saúde da linha de frente foi encerrada nesta terça-feira nos locais de trabalho e segue até a próxima sexta-feira no Centro de Eventos. A partir do sábado, inicia-se a vacinação dos profissionais ambulatoriais e administrativos da saúde.

 

Leia Mais | Covid-19: 90 municípios cearenses são notificados a apresentar plano de vacinação

Almeida avaliou ainda que, apesar do aumento de casos no Ceará, um lockdown ainda não é uma medida “efetiva e necessária" neste momento. Apesar da possibilidade de uma nova variante do coronavírus — possivelmente mais transmissível — estar circulando no Estado, a especialista acredita que medidas já em vigor, como barreiras sanitárias, são suficientes para conter a circulação.

“Estamos diminuindo a velocidade de transmissão, precisamos fazer o achatamento da curva para que a rede assistencial tenha capacidade de atender os pacientes”, disse a secretária. Ela comentou ainda que a pasta aguarda até o próximo sábado, 6, pelo resultado de amostras suspeitas da nova variante enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No total, 120,9 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 no Ceará, segundo atualização desta tarde da Sesa. 12 municípios cearenses já concluíram a aplicação do imunizante. São eles:  Cruz, Iracema, Ibicuitinga, Granjeiro, Bela Cruz, Alcântaras, Capistrano, Choró, Fortim, Guaramiranga, Itaiçaba e Marco.

(Com informações da repórter Ana Rute Ramires/O POVO)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação ceará coronavírus novo lote de vacina vacinas ceará vacinação coronavírus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar