Sem vacina, avião que iria buscar doses na Índia levará oxigênio a Manaus

O voo tem previsão de chegar a Manaus no início da noite deste sábado, 16

Depois que a Índia informou que não poderia entregar agora dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford contra a Covid-19, o avião da Azul que estava no Recife (PE) e seguiria para Mumbai, na Índia, para buscar a carga retornou a Campinas (SP) na madrugada deste sábado, 16. Sem vacinas para buscar, a aeronave levará cilindros de oxigênio para Manaus (AM), a pedido do Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde afirma ter adquirido as doses de vacina do laboratório indiano Serum Institute, mas, nessa sexta-feira, 15, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). O ministro Ernesto Araújo, de acordo com a assessoria do ministério, telefonou para o chanceler indiano Subrahmanyam Jaishankar na quinta-feira, 14, dia em que o site Hindustan Times publicou uma notícia informando que, segundo fontes do governo indiano não identificadas na matéria, ainda não havia previsão de quando a Índia autorizará o fornecimento dos imunizantes a outros países, incluindo o Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o Itamaraty, Jaishankar manifestou a intenção de atender ao pedido brasileiro “nos próximos dias”, mas não indicou uma data para que as doses da vacina sejam liberadas. O chanceler indiano atribuiu o atraso na liberação a “problemas logísticos” decorrentes das dificuldades de conciliar o início da campanha de vacinação no país de mais de 1,3 bilhão de habitantes ao fornecimento de imunizantes para outras nações. Mas conforme lembrou o Hindustan Times em sua reportagem, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, já tinha dito, esta semana, que devido ao início da vacinação nacional, neste sábado, 16, era cedo para falar em fornecimento a outros países.

Oxigênio para Manaus

Agora, a previsão da companhia aérea Azul é de que o voo siga com oxigênio para Manaus por volta das 14 horas. A chegada deve ocorrer por volta de 18h50min, horário de Brasília.

 

Com Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavírus covid-19 pandemia em manaus oxigênio manaus hospitais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar