Covid-19: enfermeira nordestina morre um mês após mãe, internada no mesmo dia

Família realizou uma vaquinha online para custear o tratamento

Internada juntas no fim de novembro, por complicações do novo coronavírus, a enfermeira Suely Gurgel morreu na manhã dessa terça-feira,12, um pouco mais de mês após a morte da mãe. A família chegou a pedir doações e solicitar ajuda do Judiciário, em busca de melhores condições de tratamento.

Suely Gurgel, 40 anos, atuava na linha de frente do combate contra o Covid-19, em hospital de Mossoró. A profissional de saúde e sua mãe, Ivone Gurgel, 73, começaram a apresentar sintomas como falta de ar, cansaço e dor de cabeça. Encaminhadas ao hospital, mãe e filha foram internadas no mesmo dia e as duas foram diagnosticadas com o novo vírus. Ivone faleceu no começo de dezembro e a filha, 50 dias depois.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A família chegou a arrecadar doações para custear o tratamento das duas, como explicou a advogada da família, Raquel Gurgel, ao portal UOL: ”No início, o tratamento foi custeado através de ajuda da família e de doações, com a campanha de arrecadação que nós fizemos na internet”.

Ivone morreu no dia 9 de dezembro, depois de apresentar problemas nos rins. Após o ocorrido, para buscar melhores condições e melhores custos para o tratamento de Suely, a família solicitou transferir a enfermeira para Fortaleza.

Para a locomoção, foi necessário mover uma ação contra o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Na ocasião, o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM-RN), mostrou apoio à família, e pediu que a Secretária de Saúde do Estado acelerasse “as negociações junto ao Judiciário para transferir a paciente", devido " a família está com extrema dificuldade". Após a espera, Suely foi transferidas para um hospital no bairro Messejana, em Fortaleza, onde faleceu.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Covid-19 coronavírus pandemia mortes covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar