Intervalo entre doses da vacina pode ser de até 3 meses, diz Fiocruz

De acordo com Marco Krieger, a dose de reforço da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca aumenta em sete vezes a resposta imunológica

A dose de reforço da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca/Oxford-Fiocruz pode ser administrada em até três meses após a primeira dose, afirmou o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger. Em entrevista à CNN, ele explicou que a resposta imunológica aumentou em sete vezes nas ocasiões em que a segunda dose foi administrada dentro desse período.

"Inicialmente, a gente tem uma eficácia muito alta já na primeira dose da vacina, ao redor de 73%. Mas é importante salientar que um reforço dessa vacina aumenta essa resposta”, comentou. A Fiocruz enviou o pedido de uso emergencial da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na sexta-feira, 8. De acordo com site da agência, o pedido da Fiocruz continua em análise.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Politização da vacina: o símbolo de um país polarizado

LEIA MAIS | Covid: Camilo anuncia que já adquiriu oito milhões de seringas e agulhas para vacinação no Ceará

Além da Fiocruz, o Instituto Butantan também pediu o uso emergencial da vacina Coronavac, desenvolvida com a farmacêutica Sinovac. No entanto, a Anvisa oficiou o instituto nesse sábado, 9, pedindo o envio de documentos faltantes para análise do pedido, a maioria envolvendo dados sobre os participantes dos testes. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacina Fiocruz doses três meses resposta imunológica astrazeneca vacina covid-19 covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar