Participamos do

Covid-19: Camilo propõe inclusão de professores no primeiro grupo de vacinação

Os profissionais da educação, apesar de serem considerados prioritários, foram excluídos das três primeiras fases do Plano Nacional de Imunização

O governador Camilo Santana enviou nesta quarta-feira, 30, ofício ao Ministério da Saúde posicionando-se a favor de incluir os professores, de todos os níveis e categorias, na primeira fase do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. Apesar de serem considerados prioritários, os profissionais não constam nas três primeiras fases previstas pelo governo federal.

A solicitação se justifica pelo fato de que professores têm contato diário, longo e direto com um público heterogêneo em espaços fechados. O governador baseia seu pedido também no fato de que "muitas escolas estão retornando gradualmente às aulas presenciais, o que tem intensificado o risco de transmissão do vírus entre docentes e discentes". 

Santana menciona ainda as famílias que desejam o retorno das aulas, mas temem pela saúde dos filhos. "Para amenizar esse temor, é necessário que os profissionais que mais têm contato com os alunos estejam devidamente imunizados contra a Covid-19", afirma no documento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Ministério da Saúde: vacinação poderá começar em 20 de janeiro

LEIA MAIS | Todos pela Educação: 2021 não pode ser um ano sem aulas presenciais

LEIA MAIS | Ceará deve investir mais de R$ 7,5 mi em vacinação contra Covid-19

Ontem, 29, o chefe do Executivo cearense afirmou por meio de transmissão ao vivo que tem defendido, junto ao Ministério da Educação, que professores sejam incluídos no primeiro grupo de vacinação contra a Covid-19 em 2021. Camilo lembrou que a etapa inicial da imunização contemplará primeiramente profissionais da saúde e pessoas que compões o grupo de risco.

"Tenho defendido, junto ao Ministério da Educação, que os professores também entrem na primeira fase da vacinação. Porque a vacinação vai ser em fases e a primeira está prevista para profissionais de saúde e pessoas com mais de 65 anos. E é importante incluir nessa primeira fase os professores, porque têm muito contato com crianças, jovens, muitas vezes assintomáticas", justificou.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar