Participamos do

Sem divulgar todos os dados, governo de São Paulo afirma que vacina CoronaVac obteve mais de 50% de eficácia

O percentual exato de eficácia atingido pelo imunizante não foi divulgado devido a acordo feito com a farmacêutica Sinovac
19:31 | Dez. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O governo de São Paulo afirmou, nesta quarta-feira, 23, que a vacina chinesa CoronaVac- produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, ultrapassou o índice de eficácia de 50%, valor mínimo exigido pelos órgãos regulatórios. De acordo com informações da agência Estado, o percentual exato de eficácia atingido pelo imunizante não foi divulgado.

Tanto o Butantan quanto o governo paulista alegaram que não poderiam apresentar qual foi o percentual exato de eficácia nem divulgar outros dados da pesquisa. A justificativa dada por órgãos é a de que a Sinovac estaria analisando a base de dados. 

| LEIA MAIS |

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Governo de São Paulo anuncia vacinação para Covid-19 a partir de 25 de janeiro

OMS convoca reunião sobre nova variante do coronavírus

Acordo entre Governo e Butantan prevê 2 milhões de doses da CoronaVac para o Ceará em janeiro

Além disso, entidades brasileiras afirmaram que existe um acordo com a farmacêutica chinesa, estabelecendo que números só fossem apresentados em conjunto. O pedido teria sido reforçado pela Sinovac em reunião realizada nessa terça-feira, 22.

De acordo com Dimas Covas, diretor do Butantan, a farmacêutica deve analisar a base de dados em 15 dias, mas existe a hipótese de que o período seja estendido. Somente após essa análise é que dados completos podem ser divulgados, sendo então encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um "pedido de registro definitivo do imunizante" e uma solicitação de "autorização para uso emergencial".

Conforme reportagem, a agência deve analisar o pedido de uso emergencial no período de até dez dias após ele ter sido realizado, sendo a avaliação da solicitação de registro feita em até dois meses. A previsão do governo paulista, conforme anúncio realizado no inicio deste mês, é que o processo de vacinação comece no dia 25 de janeiro de 2021.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar