Participamos do

Agência Europeia de Medicamentos se pronuncia sobre vacina contra Covid-19

Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, México, Costa Rica, Equador, Arábia Saudita, Israel, Singapura e Suíça já autorizaram a vacina Pfizer-BioNTech
07:16 | Dez. 21, 2020
Autor AFP
Tipo Notícia

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deve se pronunciar nesta segunda-feira, 21, sobre a vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech, o que pode dar início à vacinação na União Europeia (UE) Europa antes do fim do ano.

 

O Comitê de Medicamentos de Usos Humanos (CHMP, na sigla em inglês) da EMA, com sede em Amsterdã, antecipou em uma semana a reunião inicialmente prevista para 29 de dezembro, durante a qual deve anunciar se autoriza ou não a vacina Pfizer-BioNTech.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

A mudança da data aconteceu por pressão da Alemanha e de outros países, que desejam uma decisão rápida.

 

Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, México, Costa Rica, Equador, Arábia Saudita, Israel, Singapura e Suíça já autorizaram a vacina Pfizer-BioNTech e alguns iniciaram as campanhas de vacinação.

 

A agência reguladora europeia havia anunciado que tomaria uma decisão quando os "dados sobre qualidade, segurança e eficácia da vacina fossem suficientemente sólidos e completos para determinar se os benefícios são maiores que os riscos".

 

Os Estados membros da UE pretendem iniciar a campanha de vacinação em 27 de dezembro, desde que a EMA autorize, anunciou a Comissão Europeia.

 

Caso o comitê da EMA não anuncie uma decisão nesta segunda-feira, outra reunião acontecerá em 29 de dezembro.

 

A agência pretendia tomar uma decisão sobre a vacina do laboratório Moderna em 12 de janeiro, mas também antecipou a reunião em uma semana, como no caso da Pfizer-BioNTech.

 

A vacina desenvolvida pela gigante americana Pfizer e a empresa alemã BioNTech demonstrou eficácia de 95% nos testes clínicos internacionais em que foram administradas duas doses com três semanas de intervalo.

 

A EMA fez uma "análise contínua" dos dados procedentes das análises dos laboratórios e testes clínicos à medida que eram enviados. Em um período normal, a agência só examina os dados após o envio de todas as informações.

 

A Pfizer-BioNTech apresentou no dia 1 de dezembro uma solicitação de autorização e a EMA respondeu que tomaria a decisão em 28 de dezembro.

 

Mas Reino Unido, Estados Unidos e Canadá aprovaram o uso emergencial e iniciaram campanhas de vacinação.

 

Vários países reclamaram da lentidão do processo de decisão da agência europeia, incluindo Alemanha, Polônia e Hungria.

 

A EMA também sofreu um ciberataque no qual foram roubados dados sobre a Pfizer/BioNTech e a Moderna, mas o problema não teve impacto no calendário, segundo a agência.

 

Se a EMA autorizar a vacina nesta segunda-feira, a Comissão Europeia pretende aprovar rapidamente a decisão de iniciar a vacinação em toda a União Europeia, que tem quase 450 milhões de habitantes.

 


 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar