Participamos do

Internado há 5 dias, Maurício Filizola trata Covid-19 com uso de plasma convalescente

O empresário de 58 anos recebeu doações pelo Fujisan na manhã desta quarta-feira, 21
14:28 | Out. 21, 2020
Autor Davi César
Foto do autor
Davi César Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, de 58 anos, recebeu nesta quarta-feira, 21, doação de plasma convalescente compatível para auxiliar no tratamento da Covid-19. O empresário e farmacêutico está internado no hospital Monte Klinikum há cinco dias, segundo confirmação da esposa e também farmacêutica e empresária, Laura Paiva.

“No momento, ele está no décimo segundo dia (da doença), ou seja, na fase inflamatória. Porém, mesmo sem comorbidade, o quadro agravou. Estamos utilizando todos os tratamentos possíveis, inclusive o uso do plasma, para que ele vença esse jogo”, afirmou Laura Paiva.

Maurício é compatível com doadores de sangue dos tipos A+, A-, AB+ ou AB-. Com um simples processo de doação de sangue, o plasma rico em anticorpos é coletado de uma pessoa recuperada da Covid-19 e então é colocado em paciente doente com a infecção ativa, a fim de reduzir a quantidade de vírus no corpo, para que a pessoa infectada possa se recuperar de modo mais rápido. O método de tratamento é experimental e obteve bons resultados, de acordo com pesquisas da área.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS | Conheça o plasma convalescente, um dos tratamentos para Covid-19

Em comunicado, a família de Maurício Filizola confirmou o recebimento de plasma compatível e apelou para que as doações sigam, para que os pacientes que ainda não foram contemplados sejam ajudados.

“O nosso muito obrigado a todos vocês que se mobilizaram na busca de doações. Já encontramos o plasma compatível! Você pode continuar doando, para ajudar a quem ainda precisa, e enviar suas orações e boas energias ao Maurício. Vai ficar tudo bem!”

Critérios para doação

- Ter entre 18 e 60 anos de idade;
- Pesar acima de 50kg
- Diagnóstico de Covid-19 confirmado previamente por PCR, sorologia ou teste rápido;
- Estar sem sintomas da doença há mais de 30 dias;
- Não podem doar mulheres que já engravidaram alguma vez na vida;
- Não pode ter: hepatite B e C, Sífilis, HIV e doença de chagas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar