Participamos do

Infectologista alerta para o diagnóstico precoce da Covid-19; procura por testagem na Praça do Ferreira é pequena

De acordo com o infectologista Ivo Castelo Branco, casos confirmados podem aumentar a partir da terceira semana de outubro, como consequência do último feriadão
13:32 | Out. 06, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os exames de detecção do novo coronavírus foram retomados no Centro de testagem na Praça do Ferreira e o drive-thru no shopping RioMar Kennedy. Diariamente são distribuídas 200 senhas para realização dos exames de RT-PCR. No entanto, até a manhã desta terça-feira, 6, poucas pessoas procuraram o serviço e a fila para atendimento estava reduzida. Segundo o infectologista Ivo Castelo Branco, além da prevenção por meio do cumprimento das orientações sanitárias, a população deve procurar o diagnóstico precoce, para evitar o agravamento da pandemia.

Conforme a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Liana Perdigão Mello, desde julho não se observa aumento de casos suspeitos em Fortaleza. Entre os dias 23 e 30 de setembro, a proporção de positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza analisadas pelo Lacen foi de 3,4%. A consequência, segundo ela, foi a diminuição dos casos investigados. Por causa da baixa variação, também não há expectativa para aquisição de novos kits de testagem.

“Atualmente, não temos tido problemas com os testes. Os insumos são garantidos tanto pela Secretaria de Saúde do Estado, quanto pelo Ministério da Saúde”, comenta. “Já fizemos mais de 130 mil exames de RT-PCR aqui no Ceará, realizados no Lacen. E aqui no centro de testagem, que abriu em meados de agosto, até agora a gente já atendeu 6.300 pessoas que procuraram [o serviço] aqui na Praça do Ferreira”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Mudança em sistema libera 11.482 exames positivos e faz Ceará saltar para mais de 254 mil casos de Covid-19

Com a reabertura das unidades que estavam suspensas, os exames voltam a estar disponíveis em seis pontos de testagem. Qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao teste nos Centros de Testagem na Praça do Ferreira e em Maracanaú. Para isso, basta apresentar um documento sem foto. As senhas estão sendo distribuídas a partir das 7h30min, com prioridade para idosos. Os exames ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas.

Já o atendimento nos drive-thru instalados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no shopping RioMar Kennedy ocorre mediante agendamento pela plataforma Saúde Digital e pelo Ceará App. Para realizar o teste, é preciso que a pessoa tenha identificado sintomas leves ou moderados, entre três a sete dias.

Prevenção e diagnóstico precoce

 

O médico infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ivo Castelo Branco, destaca que, como não há vacina para a Covid-19, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais nessa altura da pandemia. Ele afirma que as unidades de saúde voltaram a atender pessoas doentes nos ambulatórios, e que isso é um alerta para a população manter os cuidados.

“Havia tido uma diminuição [no número de casos], mas depois do 7 de setembro, estamos tendo pessoas que pegam a Covid-19 e não procuram fazer o exame” comenta Ivo. “Na semana passada, a gente viu que alguns hospitais começaram a aumentar o número de internamentos. No Hospital São José, aumentaram em ambulatórios. Não é significativo, mas você vê que não houve queda. Houve estabilização e parou, se mantendo aqueles casos”, explica o médico, se referindo à curva epidemiológica.

De acordo com Ivo, a expectativa é que os casos confirmados venham aumentar a partir da terceira semana deste mês. “Vamos atender a um aumento, quando as pessoas que pegaram Covid depois da liberação de uma série de coisas, passarem a contaminar as pessoas que mais procuram o atendimento”, avalia o infectologista. Ele afirma que a taxa de transmissão voltou a aumentar e está acima de 1. Ou seja, uma pessoa pode transmitir a doença para pelo menos outra pessoa.

Assim, segundo o médico infectologista, nesse momento da pandemia a população deve estar ciente de que a prevenção e o diagnóstico precoce são prioridade. “O Ceará tem feito o dever de casa direitinho, porque a testagem é importante para ter uma ideia de quem está ou não [infectado] e, então, conduzir os casos e minimizar as consequências da infecção”, sustenta.

Esse diagnóstico pode ser realizado por meio dos testes de detecção, através do exame de RT-PCR, por exemplo, que é o mais preciso em identificar a presença do Sars-CoV-2 no organismo. Como não há tratamento para a Covid-19 comprovado, por meio de medicação, e nem mesmo vacina, é importante que as pessoas cumpram as orientações sanitárias, de higiene, uso de máscara e distanciamento social.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar