Participamos do

Johnson & Johnson começa testes da Fase 3 da sua candidata à vacina para Covid-19

Se a eficácia e a segurança da vacina forem comprovadas, a expectativa é de que ela esteja disponível no início de 2021 para uso emergencial, segundo a empresa
11:14 | Set. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 A Johnson & Johnson vai começar testes de Fase 3 da sua candidata à vacina para a Covid-19. Essa etapa de testes, que é a última, deverá incluir até 60 mil voluntários em 8 países, inclusive no Brasil, e aceitará participantes acima dos 60 anos e com doenças pré-existentes. A idade mínima para participar é de 18 anos.

Anuncio foi feito na última quarta-feira, 23. As informações são do portal G1.

Os testes da imunização no País já haviam sido autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mês passado. Essa autorização previa a participação de 7 mil voluntários em 7 estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Posteriormente, outras 800 pessoas também foram recrutadas no Distrito Federal, mas não foi explicado se elas estão incluídas no total inicial.

Sobre a vacina

 

A vacina da Johnson (nome oficial é Ad26.COV2.S) foi desenvolvida pela farmacêutica Janssen Pharmaceuticals, que pertence ao grupo. Ela será aplicada em dose única em metade dos voluntários. A outra metade receberá um placebo (substância inativa) e servirá de grupo controle.

A determinação de quem vai receber a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de "duplo-cego").

Se a eficácia e a segurança da vacina forem comprovadas, a expectativa é de que ela esteja disponível no início de 2021 para uso emergencial, segundo a empresa.

Ainda conforme o portal G1, além do Brasil, a vacina da Johnson também deverá ter testes de Fase 3 na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, África do Sul e nos Estados Unidos. Os locais foram escolhidos pela alta incidência da Covid-19. Paralelamente, também deve haver uma colaboração entre a Johnson e o Reino Unido em um outro ensaio de fase 3, separado, para explorar um regime de duas doses da vacina.

LEIA TAMBÉM | Covid-19: Fiocruz e AstraZeneca firmam acordo para produção de vacina e distribuição pelo SUS 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar