59% dos entrevistados pelo Ibope acreditam que crise do coronavírus vai influenciar eleições municipais
Mesma pesquisa também mostra que para 71% dos brasileiros, país sofreu mais que o esperado com a Covid-19
Uma pesquisa do Ibope encomendada pelo jornal O GLOBO revelou que para três em cada cinco entrevistados a crise do coronavírus vai influenciar as eleições municipais. O número corresponde à 59%, percentualmente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As informações são do O GLOBO.
Entre os que se declararam como de esquerda no espectro ideológico, a crença de que a política de resposta à Covid-19 vai ter peso nas votações marcadas para 15 e 29 de novembro foi maior, de 79%, enquanto 58% daqueles identificados com a direita creem em uma influência eleitoral provocada pela epidemia.
Num contexto em que a maioria dos brasileiros crê que o impacto do coronavírus no país foi maior que o esperado, o levantamento do Ibope confirma a expectativa de que a pandemia deverá ser um tema majoritário nas campanhas.
Como diversos outros aspectos do combate à Covid-19 já são objeto de polarização na opinião pública (fenômeno demonstrado pelo instituto de pesquisa), é possível que a emergência da doença contribua para radicalização ainda maior do discurso.
LEIA TAMBÉM | Camilo libera apresentações presenciais de músicos e humoristas a partir desta segunda-feira, 7
Pandemia no Brasil
O Brasil ultrapassou a marca de 125 mil mortos pela Covid-19, de acordo com os números do consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo.
No Ceará, os números são os seguintes: o Ceará registra 222.179 casos de Covid-19 e 8.565 mortes pela doença. O boletim foi atualizado às 17H40min deste sábado, 5, na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
São 195.513 pacientes recuperados do novo coronavírus.
LEIA TAMBÉM | Mil pessoas protestam em Roma contra máscaras e vacinas