Participamos do

Última etapa de pesquisa que aponta taxa de infecção da população por Covid-19 começa na próxima semana em Fortaleza

Segunda fase da pesquisa, divulgada no início deste mês, revelou taxa de infecção pelo novo coronavírus chegou a 17,6% dos domicílios de Fortaleza com mais de cinco habitantes
20:11 | Ago. 26, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza recebe a partir da próxima terça-feira, 1º de setembro, a terceira e última fase da pesquisa de soroprevalência da Covid-19, que aponta a taxa de infecção da população, ou seja, pessoas que já tiveram a doença e desenvolveram anticorpos. Serão colhidas 3.300 amostras, entre testes rápidos, coletas de swab nasal para RT-PCR, além de entrevistas em diferentes regiões da Capital.

Informação foi repassada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), durante live na noite desta quarta-feira, 26. "É um cálculo para poder equilibrar pessoas de diferentes regiões, idades e classes sociais para ser uma amostra que represente bem o universo da cidade de Fortaleza", aponta RC. Uma equipe de 110 enfermeiros e voluntários irá circular em domicílios.

A segunda fase da pesquisa, divulgada no começo de agosto, revelou que a taxa de infecção pelo novo coronavírus chegou a 17,6% dos domicílios de Fortaleza com mais de cinco habitantes. Foram visitados 117 bairros e 13,1% dos entrevistados testaram positivo para a Covid-19. A primeira rodada do estudo, apresentada em junho último, mostrou que mais de 370 mil já desenvolveram anticorpos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Pesquisa é realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em parceria com o Instituto Optimus. "Acolher bem esse pessoal, abrir as portas e casa e, obviamente, colaborar com a pesquisa é fundamental para a gente ter resultados rápidos e confiáveis para orientar os próximos passos desse enfrentamento à pandemia", pontuou o chefe do Executivo Municipal.

Pandemia na Capital

De acordo com dados apresentados pelo prefeito Roberto Cláudio em transmissão ao vivo, Fortaleza chegou na 15ª semana consecutiva de queda no número de óbitos causados pelo novo coronavírus. Na semana passada, com informações até o último sábado, 22, a média de mortes diária foi de 1.6.

LEIA MAIS| Fortaleza não registra mais do que 10 mortes diárias por coronavírus há um mês

Os dados assistências de procura por atendimento nas unidades de saúde também estão em constante queda. Na última semana, apenas 1 paciente deu entrada demandando internação em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por quadro sugestivo de coronavírus. "Esses dados demonstram uma tendência bastante estável de queda da circulação viral e de suas consequências, que são os casos confirmados, os óbitos e a demanda por internação", afirmou o prefeito.

Conforme atualização da plataforma IntegraSUS, da Sesa, às 17h17 desta quarta-feira, 26, Fortaleza registra 46.309 casos e 3.776 óbitos confirmados por Covid-19. O Ceará tem 209.363 confirmações e 8.362 mortes pela doença. Nenhuma morte foi registrada nas últimas 24 horas.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar