Participamos do

Ponto de testagem da Covid-19 na Praça do Ferreira deve começar a funcionar nesta sexta-feira

Cerca de 500 exames serão realizados semanalmente, no esquema de agendamento pelo aplicativo "Ceará App", que pode ser baixado tanto para dispositivos Android quanto iOS
21:24 | Ago. 13, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Novo local de testes para o diagnóstico do coronavírus em Fortaleza deve começar a funcionar na Praça do Ferreira, no Centro da Capital, nesta sexta-feira, 14. A informação foi repassada pelo governador Camilo Santana (PT) durante live na noite desta quinta-feira, 13. Cerca de 500 exames serão realizados semanalmente, no esquema de agendamento.

"Mais um ponto importante porque o grande desafio agora é a nossa capacidade de testagem e monitoramento das pessoas aqui no Ceará. Só com o teste nós temos a informação precisa para tomar as decisões necessárias no enfrentamento da pandemia", pontua o chefe do Executivo Estadual.

O agendamento deve ser feito pelo aplicativo "Ceará App", que pode ser baixado tanto para dispositivos Android quanto iOS. Conforme Camilo, o resultado do teste é recebido também pelo app. O governador falou ainda sobre mais um centro de testagem que foi inaugurado nesta semana, em Maracanaú, anexado ao hospital municipal, nos mesmos moldes do que funcionará na Praça do Ferreira.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS| Saiba quais testes podem diagnosticar a Covid-19 e como ocorrem os falsos resultados

Serão realizados testes do tipo RT-PCR, de biologia molecular em tempo real. Ele é feito a partir da coleta de secreções das vias respiratórias e aponta a existência do vírus no organismo. Tanto pessoas sintomáticas como assintomática podem fazer o exame.

Novo decreto

Como vem ocorrendo desde o início do plano de retomada da economia, o governo realiza nesta sexta-feira, 14, reunião do Comitê Científico da Covid-19 para avaliar o cenário da pandemia e definir o novo decreto da reabertura, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, 17. Conforme o governador, "a pandemia continua sob controle", com indicadores favoráveis ao avanço de etapas.

"Amanhã avaliaremos a subida de fase das regiões do Sertão Central, Litoral Leste, Jaguaribe, Cariri e Centro-Sul. Os números estão em queda em todas as regiões do Estado do Ceará. Temos conseguido avançar nas fases de retomada", afirma Camilo Santana.

O Ceará soma 195.298 casos confirmados de Covid-19, com 2.646 novas confirmações registradas em 24 horas. O Estado chegou também a 8.113 mortes pelo novo coronavírus. Segundo boletim da plataforma IntegraSUS, divulgado às 17h54min desta quinta-feira, 13 (13/08), foram mais 37 óbitos incluídos na contagem oficial. Dessas 37 mortes, 14 aconteceram efetivamente nas últimas 24 horas.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar