PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Internações e óbitos por coronavírus caem drasticamente em Fortaleza, aponta levantamento

Balanço foi realizado pelo Comitê Municipal que acompanha e buscar enfrentar a pandemia em Fortaleza

Gabriela Almeida
19:06 | 12/08/2020
MÉDIA de óbitos na última semana foi de 2,6 por dia (Foto: Barbara Moira)
MÉDIA de óbitos na última semana foi de 2,6 por dia (Foto: Barbara Moira)

Em transmissão realizada nesta quarta-feira, 12, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), mostrou um levantamento que aponta melhorias quanto aos índices do novo coronavírus, a Covid-19, na Capital. Segundo dados apresentados por prefeito, o número de internações ou óbitos por coronavírus caíram drasticamente na região, sendo a última semana o período em que mais se percebeu a redução. 

"Esse balanço é muito importante para a gente entender como é que a Cidade está respondendo e enfrentando a pandemia", pontuou o pedetista na ocasião. O levantamento foi realizado pelo Comitê Municipal que acompanha e busca enfrentar a pandemia em Fortaleza.

 | LEIA MAIS | Prefeitura de Fortaleza prepara escolas municipais para reabertura

Na vigésima semana da pandemia- considerada pelo prefeito como a pior em termos da doença, o sistema municipal chegou a internar 113 pacientes por dia, tanto em leitos de enfermarias quanto em Unidades de Terapias Intensiva (UTIs). Já na última semana, trigésima segunda da crise sanitária no Estado, esse número caiu para uma média de 4 internações ao dia.

Esse foi, portanto, o melhor período registrado pela Capital na luta contra a doença. Ainda de acordo com o prefeito, essa semana a média já está se mostrando positiva e - embora seja um resultado parcial, os índices apontam para um paciente internado por dia.

Dados sobre óbitos

O levantamento também aponta que número de óbitos pela doença na Capital segue a tendência de queda. Em período de pico, eram registrados quase 88 mortes por dia - dado que não leva em consideração as subnotificações.

Nessa última semana, o levantamento apontou uma média de 2,6 óbitos por dia e, até o momento, entre a segunda feira, 10, e quara-feira, 12, os registros apontam para  1,3 óbitos diário. Caso não sofra alteração, essa poderá ser a semana com queda mais significativa desse índice.