PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Fortaleza tem menos de 10 mortes diárias pela Covid-19 por duas semanas seguidas

A média móvel de óbitos em decorrência do coronavírus na Capital é a menor registrada desde que ocorreu a primeira morte pela doença no município, no fim de março

Matheus Facundo
23:48 | 07/08/2020
Ocorrência de mortes pela doença permanece em constante queda e com tendência de desaceleração (Foto: Júlio Caesar)
Ocorrência de mortes pela doença permanece em constante queda e com tendência de desaceleração (Foto: Júlio Caesar)

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira, 7, Fortaleza registrou 8,9 óbitos diários pela Covid-19 por duas semanas consecutivas. Conforme a pasta, a ocorrência de mortes pela doença permanece em constante queda e com tendência de desaceleração.

A média móvel de óbitos em decorrência do coronavírus na Capital, dado que corresponde aos registros diários contabilizados em um período de sete dias, é a menor registrada desde que ocorreu a primeira morte pela doença no Município, no fim de março. Atualmente, o número é de 2 mortes por dia, cenário 98% menor ante o mesmo indicador durante o pico de mortes, quando chegaram a morrer 91,6 pessoas diariamente, em meados de maio. 

Há duas semanas, a média obtida era 5,3. Em relação aos casos confirmados, a média móvel desta última semana, de 8,9 casos diários, extraída pela SMS, foi a menor desde o começo da pandemia. Média mais baixa havia ocorrido no início da disseminação da doença em Fortaleza, nos primeiros dias de março, com 14,6.

"Atualmente, a transmissão pode ser considerada residual e sujeita a pequenas oscilações. A ampliação da testagem molecular (RT-PCR) é essencial nessa fase para o monitoramento oportuno de eventuais surtos localizados ou inversão da tendência epidemiológica observada", pontua o informe epidemiológico.

De acordo com atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) às 16h58min desta sexta-feira, 7, a Capital cearense tem 43.423 casos e 3.733 óbitos confirmados de Covid-19. O Ceará chegou a 186.563 casos de Covid-19.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >