Participamos do

Hospital de Messejana participa de estudo que indica ineficácia da hidroxicloroquina em casos leves e moderados de Covid-19

O estudo, publicado na última quinta-feira, 23, na revista The New England Journal of Medicine, foi realizado em 55 hospitais brasileiros
18:22 | Jul. 25, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), no Ceará, participou de uma pesquisa brasileira que concluiu que a hidroxicloroquina não teve eficácia no tratamento de pessoas com quadro leve e moderado. O estudo, publicado nessa quinta-feira, 23, na revista The New England Journal of Medicine, foi realizado em 55 hospitais do País.

No HM, o estudo foi coordenado pela cardiologista Sandra Falcão, com o apoio da equipe de Unidade de Pesquisa Clínica e de profissionais da assistência, de acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

No total, os pesquisadores acompanharam 667 pessoas diagnosticados com Covid-19 no Brasil. Os pacientes foram divididos em três grupos: um recebeu combinação de hidroxicloroquina e azitromicina; outro grupo, só hidroxicloroquina; e o terceiro grupo, apenas suporte clínico padrão, sem hidroxicloroquina.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Realizada durante três meses, a pesquisa concluiu que, entre os pacientes hospitalizados, o uso de hidroxicloroquina isoladamente – ou associado à azitromicina – não melhorou o estado de saúde das pessoas em comparação ao tratamento padrão, feito sem a dispensação do medicamento.

Aplicação do estudo

Segundo a cardiologista Sandra Falcão, a pesquisa foi conduzida pela Coalizão Covid-19, grupo formado por hospitais brasileiros, e aplicada nas unidades de forma randomizada, ou seja, feita por seleção aleatória.

A pesquisadora conta que o HM também participa de outro estudo nacional, que está em fase de análise de dados. O grupo Coalizão Covid-19 é formado por pesquisadores de instituições como o Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital do Coração de São Paulo (HCor), Hospital Sírio-Libanês e Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar