Participamos do

Cientistas identificam duas linhagens do novo coronavírus em felinos do Zoológico do Bronx

Segundo o estudo, a infecção dos animais tem - provavelmente - origens diferentes por conta da variação das linhagens
12:57 | Jul. 24, 2020
Autor Neto Ribeiro
Foto do autor
Neto Ribeiro Repórter Mídias Sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos encontrou duas linhagens do novo coronavírus, o Sars-CoV-2, em tigres e leões do Zoológico do Bronx, localizado em Nova York. A descoberta foi publicada - ainda como prévia, precisando ser analisada por outros cientistas - na quinta-feira, 23, no site bioRxiv, endereço que abriga várias pesquisas sobre o vírus causador da Covid-19.

Os cientistas descobriram as duas cepas do coronavírus após sequenciarem o material genético do vírus retirado da amostra sanguínea dos animais. Segundo o estudo, a infecção dos animais tem - provavelmente - origens diferentes por conta da variação das linhagens.

Nos leões, o contágio não tem origem conhecida. Já nos tigres, a infeção ocorreu possivelmente pelo contato com cuidadores. Ao todo, o zoológico reconheceu em março que quatro tigres e três leões apresentaram leves sintomas da Covid-19 (causada pelo novo coronavírus).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os felinos foram testados e o "DNA" do vírus (o RNA) foi constatado nas secreções dos animais. O Sars-CoV-2 também foi identificado nas fezes dos bichos. Apesar de ter origem desconhecida, a cepa encontrada nas amostras dos leões é similar ao tipo encontrado nos tigres e nos cuidadores. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não há evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido por animais.

Cuidadores e funcionários do zoológico afirmaram que sentiram sintomas da Covid-19 e após passarem por testes foi constatada a presença de anticorpos no organismo. 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar