Participamos do

Câmeras térmicas podem ser usadas para identificar casos suspeitos de coronavírus

Tecnologia, criada para aplicações militares e de resgate, ganhou nova função durante a pandemia de Covid-19
20:51 | Jul. 22, 2020
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As câmera térmicas não são exatamente uma novidade no mercado de segurança. Usadas desde os anos 1980 por militares, e, mais recentemente, por bombeiros e técnicos de manutenção, na última década empresas de vigilância têm oferecido o produto aos clientes como solução avançada para a detecção de intrusos.

Com a pandemia do novo coronavírus, que já contaminou mais de 2,2 milhões de pessoas e levou mais de 80 mil a óbito somente no Brasil, esses equipamentos ganharam novo uso: detectar possíveis casos de Covid-19 em espaços de alta circulação de pessoas.

De forma similar aos termômetros sem contato que têm sido usados em muitos comércios, hospitais e órgãos públicos, as câmeras térmicas medem a temperatura com base na luz infravermelha emitida por pessoas, animais e objetos. Quanto mais quente, maior a quantidade de radiação liberada pelos corpos. Enquanto os termômetros mostram apenas a temperatura, no entanto, as câmeras transformam essa informação em uma imagem, com cores indicando as faixas de calor.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No ramo militar, essa técnica é usada em operações furtivas, realizadas à noite, para evitar detecção dos soldados. Bombeiros contam com o auxílio das imagens térmicas para encontrar vítimas de desastres como desabamentos, e também no combate a incêndios. Técnicos de manutenção, por sua vez, podem identificar equipamentos defeituosos que estejam superaquecendo, mesmo que as partes com problema se encontrem dentro de paredes. No ramo da segurança, a aplicação mais comum é detectar corpos que emitem calor, como humanos e animais, dentro de propriedades particulares.

Para o combate ao coronavírus, as câmeras são usadas pela capacidade de indicar com precisão a temperatura de um indivíduo. Se instaladas em um shopping center, por exemplo, pessoas que estejam com febre aparecerão em cor mais clara que as saudáveis. Como a febre é um dos principais sintomas da Covid-19, o equipamento permite identificar em tempo real casos suspeitos da doença e tomar medidas de prevenção de contato.

No Ceará, empresas de segurança eletrônica têm oferecido câmeras térmicas importadas como diferencial para clientes corporativos. É possível também comprar os equipamentos pela internet, havendo inclusive fabricantes nacionais. Dispositivo deste tipo foram instalados, no mês passado, na entrada do terminal do Antônio Bezerra e no Instituto Doutor José Frota (IJF).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar