Participamos do

Fortaleza tem a menor média de novos casos de coronavírus desde o início da pandemia

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a média móvel atual, que foi extraída nessa quinta-feira, 16, é 80% menor do que a registrada há duas semanas (107,9) e 97% menor que o período mais crítico da pandemia (825)
21:46 | Jul. 17, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desta sexta-feira, 17, aponta que nesta semana Fortaleza atingiu a menor média móvel de casos de Covid-19 desde o inicio da pandemia, com 22 confirmações da doença por dia. O dado diz respeito ao número de novos casos diários dentro de um período de sete dias. Anteriormente, a proporção mais baixa foi registrada em março (24,1), quando a onda de transmissão começou a se acentuar na Capital.

Conforme a SMS, a média móvel atual, que foi extraída nessa quinta-feira, 16, é 80% menor do que a registrada há duas semanas (107,9) e 97% menor que a observada no período mais crítico da transmissão do coronavírus em Fortaleza, em 9 de maio, quando eram registrados 825 novos casos a cada 24 horas. Boletim frisa que a contabilização foi feita a partir da data do início dos sintomas dos pacientes.

Série temporal de casos confirmados de Covid-19 e média móvel em Fortaleza
Série temporal de casos confirmados de Covid-19 e média móvel em Fortaleza (Foto: Reprodução/SMS)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A média móvel de óbitos na semana atual é de 4,7 mortes por dia, dado 95% menor que o registrado no pico da série temporal, em meados de maio, que era de 91,7. Em relação à média obtida há duas semanas (9,6), a redução foi de 51%. A menor proporção desde o início das mortes em decorrência da Covid-19 em Fortaleza foi entre o fim de março e o começo de abril, com 2,1 mortes por dia.  A Capital vem apresentando constante queda nos indicadores da pandemia desde o mês passado e, assim, tem avançado de fases no plano de retomada da economia do Estado.

 LEIA MAIS| Fortaleza avança à 4ª fase da retomada a partir de segunda e terá restaurantes funcionando até 23h

De acordo com a última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Fortaleza contabiliza 39.702 casos e 3.582 mortes por coronavírus. Dados do boletim da SMS apontam que a maioria das vítimas era do sexo masculino (57%), 77% dos óbitos foram de pessoas no grupo de 60 anos de idade ou mais.

Ainda conforme o novo informe epidemiológico da SMS, os bairros Meireles e Aldeota continuam sendo os com maior número de casos, "reflexo ainda do início da epidemia, e de um maior acesso à testagem". Bairros populosos de periferia, como Barra do Ceará, Vicente Pinzón e Mondubim também apresentam elevados índices de confirmações.

Já os óbitos em territórios de Fortaleza se concentram especialmente na Regional I, em bairros como Barra do Ceará e Vila Velha, com 121 e 107 vítimas respectivamente; bairros da Regional III que fazem divisa com Caucaia; núcleos da Regional II como Meireles, Aldeota Vicente Pinzon e Cais do Porto e no Grande Bom Jardim (Granja Portugal, Granja Lisboa e Bom Jardim). A maioria das mortes ocorreu em bairros de baixo e muito baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Números da pandemia no Ceará

O Ceará registra 146.064 casos de Covid-19 e 7.166 mortes pela doença. O boletim foi atualizado às 17h17min desta sexta-feira, 17, na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Foram 2.006 novos casos confirmados e 27 mortes a mais que o registrado na quinta-feira. Dessas mortes incluídas na contagem, 10 ocorreram nas últimas 24 horas, segundo a Sesa. São 118.988 pacientes recuperados do novo coronavírus no Estado.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar