Participamos do

Análise de novo decreto de isolamento social no Ceará começa nesta terça-feira, 14

Medida foi anunciada pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), em pronunciamento ao vivo pelas redes sociais. O petista apontou ainda que o pagamento do cartão Mais Infância será antecipado em 15 dias
20:07 | Jul. 13, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O processo de avaliação das próximas decisões referentes ao isolamento social no Ceará irá começar amanhã, terça-feira, 14. A discussão foi anunciada pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), em pronunciamento ao vivo pelas redes sociais na noite de hoje, 13. O resultado das decisões será instaurado por meio de novo decreto estadual a ser anunciado neste fim de semana, tendo validade a partir da próxima segunda-feira, 20.

LEIA TAMBÉM | Confira em que fase da retomada cada município do Ceará estará a partir de segunda, 13

A antecipação do início das discussões quanto ao novo decreto busca fornecer maior intervalo de tempo para que as entidades competentes avaliem os riscos de avanço no processo de reabertura do setor produtivo. “Até mesmo para que aqueles setores, aquelas empresas, os empreendedores, aqueles negócios, possam saber, ter uma noção, uma perspectiva, mais cedo com relação às atividades que serão autorizadas a retornarem”, completou Camilo.

O governador pontuou que a implementação do novo decreto, assim como os anteriores, será pautada exclusivamente por análises técnicas, buscando ações responsáveis e “preocupadas com a vida”. Ele mencionou ainda as localidades ao redor do mundo, como o caso da Espanha, que estão enfrentando novos surtos de Covid-19 após o processo de reabertura. E frisou a necessidade do respeito aos protocolos de segurança para uma retomada responsável da economia cearense.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

OUTRAS MEDIDAS

Camilo anunciou ainda a antecipação em 15 dias do pagamento do cartão Mais Infância, auxílio mensal para cerca de 46 mil mães de baixa renda com filhos de zero a 6 anos. A medida já vem sendo feita pelo Governo como forma de minimizar o impacto da pandemia em famílias em situação de vulnerabilidade econômica no Estado.

Durante o pronunciamento, o uso obrigatório de máscaras, a necessidade de evitar aglomerações e o respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas foram pontuados pelo governador como ações indispensáveis para o combate à pandemia de coronavírus, que assola de diferentes intensidades o Estado.

A realização das pesquisas de soroprevalência foi destacada por Camilo como fundamental diante da elaboração das medidas de reabertura. O estudo busca determinar quantas pessoas já foram infectadas, se recuperaram e, portanto, desenvolveram anticorpos para o novo coronavírus. Fortaleza está recebendo a segunda fase do estudo a partir de hoje, 13. A mesma medida já foi implementada em Sobral e Iguatu e deve ser ainda realizada em Juazeiro do Norte, como forma de fornecer uma análise mais detalhada da pandemia no Estado

LEIA TAMBÉM | Mais de 370 mil pessoas já desenvolveram anticorpos contra coronavírus em Fortaleza, de acordo com pesquisa

INTERIOR DO CEARÁ

Camilo mencionou a expectativa de que Fortaleza receba autorização para avançar para a quarta fase de retomada da economia a partir do dia 20. Tendo em vista que a Capital segue em ritmo de queda no número de casos confirmados e suspeitos, bem como registros de mortes pela Covid-19. A macrorregião de saúde de Fortaleza, que abrange 14 municípios, é a mais avançada no retorno do setor produtivo.

Na região Norte do Estado, envolvendo a macrorregião de Sobral, segundo Camilo, o cenário começa a se mostrar mais favorável a avanço das atividades, tendo em vista que a área se encontra hoje, 13, na fase de transição, sem isolamento rígido, e apresenta um indício de redução do contágio do coronavírus.

As regiões do Sertão-Central do Ceará, Litoral Leste e de todo o Vale do Jaguaribe encontram-se atualmente na segunda semana da fase um do plano de retomada econômica, com relativa estabilização de número de casos, segundo Camilo. A situação da região Centro-Sul também foi pontuada como menos alarmante do que semana passada pelo governador. O gestor estadual pontuou que a região está passando por uma redução no número de casos confirmados de Covid-19.

Por outro lado, o Cariri, em especial os cinco maiores municípios, Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo, é uma região “preocupante”, conforme Camilo, devido ao expressivo aumento de número de infectados com o novo vírus. A região está ainda em isolamento social rígido, e deve se manter a depender do crescimento do número de casos. Em 10 dias, houve o aumento de 64% nos registros de novos casos da doença.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar