PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Índia planeja vacina contra coronavírus para agosto mas especialistas consideram prazo "inviável"

O país trabalha na substância em parceria com uma companhia de tecnologia e começa, ainda nesta semana, os ensaios clínicos em humanos

18:17 | 09/07/2020
Índia tenta desenvolver vacina até agosto (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
Índia tenta desenvolver vacina até agosto (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

A Índia está desenvolvendo uma vacina contra o novo coronavírus e planeja deixar a substância pronta para uso ainda no dia 15 de agosto deste ano, período em que se comemora a independência do País. Conforme informações do Correio Braziliense, divulgadas nesta quinta-feira, 9, a data estipulada é vista como “irreal” por especialistas.

Segundo reportagem, a Índia está trabalhando na substância em parceria com uma companhia de tecnologia e começa, ainda nesta semana, os ensaios clínicos em humanos. A primeira fase do experimento será feito com a participação de 375 voluntários em 12 centros clínicos da Índia e a segunda contará com 750 participantes.

Diante da divulgação do procedimento, o corpo de cientistas que forma a Academia Indiana de Ciência se manifestou por meio de um comunicado, afirma que considera como “inviável” o cronograma previsto pelo governo. Os especialistas ainda se mostraram preocupados com as informação divulgadas, pois consideraram que ela criaria expectativas na população.

Ainda assim, o governo indiano segue correndo contra o tempo para entregar a vacina no dia programado, afirmando que todos os procedimentos estão de acordo com as normas internacionais estipuladas. A fórmula, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Virologia em parceria com a Bharat Biotech International, busca utilizar o vírus inativo da doença para fazer com que o organismo produza anticorpos.