Participamos do

Foco do aumento de casos, Cariri recebe mais de 800 mil kits com máscaras de pano

A macrorregião registrou 11,7 mil casos de Covid-19 até a manhã desta quinta-feira, conforme atualização do IntegraSUS
13:16 | Jul. 09, 2020
Autor Leonardo Maia
Foto do autor
Leonardo Maia Estagiário
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Governo Estadual distribuirá cerca de 860 mil kits de máscaras de pano para 21 municípios da macrorregião do Cariri. A região é uma das que mais tem demandado atenção da Secretária da Saúde (Sesa) devido ao crescimento acelerado do número de casos e óbitos em decorrência do novo coronavírus. No total, estão sendo doadas cinco milhões de máscaras no Estado.

Dentre as cidades beneficiadas com essa ação, estão: Juazeiro Do Norte, Iguatu, Crato, Mombaça, Barbalha, Orós, Acopiara, Mauriti, Várzea Alegre, Missão Velha, Quixelô, Brejo Santo, Icó, Farias Brito, Campos Sales Caririaçu, Cariús, Assaré, Araripe, Potengi e Baixio. No Ceará, 76 municípios já foram beneficiados pela ação.

Desde o dia 22 de junho, Juazeiro do Norte, principal município do Cariri, está sob lockdown, determinado por Decreto Estadual. O número de casos confirmados de Covid-19 na macrorregião saltou de 4.053 para 6.660 entre os dias 18 e 28 do mês passado. O incremento representa um aumento de 64% nas confirmações da doença nesse período. Na última semana, quatro municípios da região também adotaram o lockdown: Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme última atualização do IntegraSUS, ferramenta da Sesa para acompanhamento do número de casos, na macrorregião do Cariri, 11.752 casos foram confirmados até a manhã desta quinta-feira, 9. Além disso, mais de sete mil casos ainda estão em investigação. Nas últimas 24 horas, uma morte por coronavírus foi registrada. A região já totaliza 348 óbitos em decorrência da doença, o que representa uma letalidade de 3%.

Distribuição é feita de acordo com número de casos

De acordo com a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, a forma como a pasta estadual realiza a distribuição acompanha a análise do número de casos da doença. “Manter a distância mínima de dois metros entre as pessoas também é outra medida que minimiza bastante o risco de contágio”, lembra a secretaria em nota.

Além dos equipamentos para proteção individual, a SPS também entrega, nesta quinta-feira, 243 kits com materiais pedagógicos para as equipes de abordagem social dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O material didático é composto por jogos educativos, materiais como borracha, cola, caneta, lápis e outros.

Os profissionais ainda deverão receber álcool em gel, luva descartável látex, máscara em tecido, protetor facial, protetor solar, touca descartável, bolsa, camisa e garrafinha de plástico. O objetivo da ação para os profissionais, segundo o Governo, é assegurar a busca ativa por trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, dentre outras situações de vulnerabilidade.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar