Participamos do

Pesquisa revela que coronavírus já estava no esgoto de Florianópolis em novembro

Trabalho da UFSC com universidade espanhola descobre que Sars-CoV-2 circulou no Brasil dois meses antes da primeira confirmação oficial de Covid-19 nas Américas
18:19 | Jul. 02, 2020
Autor Correio
Foto do autor
Correio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um estudo do Laboratório de Virologia Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizado em parceria com a Universidade de Burgos (Espanha), concluiu que o coronavírus Sars-CoV-2 pode ter começado a circular no Brasil muito antes do primeiro caso de Covid-19 no país e nas Américas. O trabalho, que ainda não passou pela revisão de pares e foi publicado na última segunda-feira no portal de artigos científicos medRxiv, encontrou o RNA do patógeno no esgoto de Florianópolis em amostras de novembro de 2019.

Isso significaria que o vírus estaria circulando na cidade pelo menos dois meses antes do primeiro contágio registrado nas Américas, já em 21 de janeiro deste ano, nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro caso de covid-19, de um morador de São Paulo que havia viajado à Itália durante o surto da doença no país europeu, foi confirmado em 26 de fevereiro. E em Santa Catarina, somente em 4 de março, 97 dias após a primeira amostra positiva coletada pelo laboratório da UFSC as autoridades locais reportaram o primeiro doente.

| LEIA MAIS SOBRE CORONAVÍRUS E ESGOTO |

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

> Fiocruz encontra novo coronavírus em 94% do esgoto em Niterói

De acordo com o jornal O Globo, o estudo avaliou amostragens de esgoto bruto obtidas mensalmente entre 30 de outubro de 2019 e 4 de março deste ano. A coleta é feita regularmente para outros estudos em virologia e foi aproveitada nas investigações sobre a Covid-19. Por meio de testes RT-qPCR, que quantifica a quantidade de cópias do genoma viral, o novo coronavírus foi encontrado a partir do dia 27 de novembro.

O trabalho foi confirmado por testes interlaboratoriais independentes e utilizou vários marcadores que confirmam a assinatura genética do Sars-CoV-2, informa a autora do estudo, a virologista e professora da UFSC Gislaine Fongaro.

"Nós quantificamos as cópias do genoma do vírus. Temos certeza de que é o Sars-CoV-2 pois existem alguns marcadores no genoma do vírus. Nós utilizamos marcadores independentes, ou seja, o método partiu da proteína S (spike) do vírus, outro utilizando a porção do genoma que codifica o envelope viral e também para a enzima RdRp (envolvida na replicação viral)", afirma Gislaine, ao jornal carioca: "E nós confirmamos os resultados através de testes interlaboratoriais no Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia da UFSC".

A virologista afirma ainda que a descoberta não significa que o novo coronavírus surgiu no Brasil e prevê que, se outros países e até mesmo estados mais afetados no país, como São Paulo e Rio de Janeiro, seguirem o roteiro, terão conclusões similares.

Do Correio via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar