Participamos do

Covid-19: após estabilização, atendimento de rotina em postos de saúde da Capital retorna 50%

Caso a tendência de melhora dos indicadores da pandemia permaneça, a expectativa é de que a partir do dia 21 de julho os serviços rotineiros retornem 100%
21:16 | Jul. 01, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em virtude da constante queda da demanda relacionada à Covid-19 em postos de saúde de Fortaleza, a Prefeitura já retomou, nesta semana, 50% dos atendimentos de rotina e acompanhamento de pacientes com outra doenças. A informação foi divulgada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) durante live na noite desta quarta-feira, 1º. Caso a tendência de melhora dos indicadores da pandemia permaneça, a expectativa é de que a partir do dia 21 de julho os serviços rotineiros retornem 100%.

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o processo será conduzido de forma progressiva. Na próxima segunda-feira, 6 de julho, a cobertura aumentará para 75%. Serviços como pré-natal, vacinação, acompanhamento de pacientes crônicos e tratamento de pessoas com doenças infecciosas como tuberculose e sífilis já podem voltar a serem agendados na atenção primária.

"Naturalmente com a pandemia a natureza dos atendimentos, principalmente emergenciais e até mesmo ambulatoriais, se modificou até por precaução. Muitas das pessoas que tinha consultas agendas passaram a não ir aos postos, até para não correrem o risco de serem contaminada", comenta RC, frisando, porém, que o atendimento e triagem de quadros gripais sugestivos de coronavírus permanecerá.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O prefeito alerta ainda para que pessoas pertencentes aos grupos de risco e que não demandem urgência evitem procurar as unidades e permaneçam no isolamento social. Roberto Cláudio afirma que este é um momento importante de seguir tratamentos e realizar exames para quem precisa do posto de saúde "perto de casa".

Novo posto de saúde inaugurado

Durante a transmissão ao vivo, o prefeito anunciou ainda a entrega de um novo posto de saúde para atender a população dos bairros Barra do Ceará e Goiabeiras nesta quarta-feira, 30. Equipamento foi inaugurado com três equipes completas de Saúde da Família, conforme Roberto Cláudio.

"Esse Posto de Saúde completamente novo passou a funcionar hoje e beneficiará os moradores da Barra do Ceará e das Goiabeiras, historicamente pouco assistidas em virtude da densidade populacional. A estrutura é comparável a consultórios particulares da Cidade e dispõe de laboratórios, farmácia, assistência odontológica, contemplando toda a rotina da Atenção Primária. Há décadas, a comunidade luta por essa unidade básica tão fundamental", declara RC.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar