Participamos do

HGF inicia testagem para Covid-19 em sistema drive-thru nesta segunda-feira, 15

Os agendamentos poderão ser feitos online, por meio da plataforma do Governo; o serviço funcionará de segunda-feira a sábado, das 8 horas às 17 horas
17:07 | Jun. 13, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) iniciará testagem para Covid-19 no sistema drive-thru a partir da próxima segunda-feira, 15. Para fazer o teste no equipamento da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o interessado deve marcar o exame pela plataforma Saúde Digital. Os agendamentos serão individuais e intransferíveis. O serviço funcionará de segunda-feira a sábado, das 8 horas às 17 horas.

A implementação do drive-thru no HGF busca ampliar o diagnóstico de coronavírus no Estado de um modo seguro e ágil, já que a cabine do carro funciona como biossegurança do ambiente. Com o aumento da testagem, será possível mensurar com maior precisão a quantidade de pessoas infectadas e quantas ainda estão suscetíveis à doença. Os exames serão realizados a cada 15 minutos.

O drive-thru realizará testes de biologia molecular em tempo real. O exame é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (narinas direita e esquerda), por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Entenda os diferentes tipos testes para Covid-19 e saiba onde encontrá-los 

A farmacêutica bioquímica e coordenadora do Laboratório/HGF, Goretti Cavalcante, explica que a testagem será destinada a um perfil específico da população do Estado. A recomendação dela é de que, para fazer o teste, a pessoa esteja entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves a moderados da Covid-19, que podem ser febre, tosse, dor de cabeça, entre outros. 

A orientação para pacientes com quadros moderados a graves de Covid-19 é passar por avaliação de profissionais da saúde. Para isso, basta se dirigir a outros pontos de atendimento presencial como o próprio centro de triagem do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h e postos de saúde.

Como agendar o exame

Ao acessar o site para agendamento do exame, os interessados devem fornecer dados pessoais e informações sobre os sintomas. Goretti alerta sobre a importância de informar corretamente, no cadastro e no agendamento do teste, quais são os sintomas e quando eles iniciaram porque, "se o exame for feito fora desse intervalo, há probabilidade de ter um falso negativo”.

A realização da coleta swab no formato drive-thru seguirá todas as normas de segurança necessárias para a proteção da população e dos profissionais de saúde responsáveis pela coleta. O resultado ficará disponível em até cinco dias e poderá ser acessado no site

LEIA TAMBÉM | Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns da Covid-19 

Serviço:

Agende seu exame no drive-trhu do HGF aqui

Quando: segunda-feira a sábado, das 8 horas às 17 horas
Onde: Hospital Geral de Fortaleza (HGF) - rua Ávila Goularte, 900 - Papicu, Fortaleza


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar