PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Abrigo de Idosos tem 36 acolhidos recuperados de Covid-19 saindo de isolamento

Dos 66 idosos acolhidos, 36 foram diagnosticados com a doença e já se recuperaram

15:09 | 12/06/2020

A Unidade de Abrigo de Idosos tem 36 recuperados do novo coronavírus (Covid-19). O último desses acolhidos deixou o isolamento social nessa quinta-feira, 11. De acordo com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), 36 dos 66 idosos acolhidos no espaço testaram positivo para a doença desde o começo da pandemia e nenhum deles precisa mais estar isolado.

A pasta destaca que adotou diversas medidas para proteger os acolhidos, como divisão de equipes por grupos de trabalho e fez testagem em todos os idosos abrigados e nos profissionais que chegaram a apresentar sintomas da doença. Por meio da assessoria de imprensa, a titular da pasta, Socorro França, afirma as precauções começaram ainda em março.

LEIA TAMBÉM | Ministério Público faz inspeção virtual de abrigos de idosos em Fortaleza

"Desenvolvemos um plano de contingenciamento que foi frequentemente atualizado, sempre atento às recomendações de saúde", destacou Socorro França. Também por meio da assessoria, a diretora da unidade, Quitéria Magalhães, detalha: "Fizemos uma força-tarefa para diminuir ao máximo os riscos de contaminação. Separamos os idosos que testaram positivo; idosos que estavam voltando de hospitais por qualquer outro motivo; idosos sintomáticos aguardando para fazer o teste e aqueles que entraram em contato com os sintomáticos".

Ainda em março foram suspensas as visitas ao abrigo, substituídas por chamadas telefônicas e chamadas de vídeo com os familiares. A SPS destaca ainda que os profissionais foram acompanhados de psicólogos do Instituto Logos de Psicologia, que realizaram escuta terapêutica online, para evitar acumulo de estafa e pressão recebidos.