Participamos do

Pretende sair de casa? Saiba quais as recomendações e como se preparar

O uso de máscaras é obrigatório tanto para circular pelas ruas como para entrar nos estabelecimentos
15:10 | Jun. 09, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com a volta dos estabelecimentos comerciais, o primeiro dia de reabertura, nesta segunda-feira, 8, movimentou as ruas de Fortaleza. Entretanto, a cidade e outras que avançam para a 1ª fase do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais devem respeitar medidas a serem seguidas para a viabilização dos serviços. Os consumidores também devem seguir recomendações para poderem frequentar os locais. Confira como se preparar antes de sair de casa e como se portar para não ser abordado por agentes de fiscalização.

Mesmo com a retomada, o Estado continua sob o decreto de isolamento social. Sair de casa precisa ser feito em apenas casos de necessidade. É importante que os clientes usem sempre máscaras para se locomover pela cidade. Estabelecimentos estão barrando quem não utiliza o material, como define o decreto estadual vigente. Como medida sanitária, a máscara deve ser trocada a cada duas horas para garantir proteção, como explicam estudos.

LEIA MAIS| Governo do Ceará tira dúvidas sobre plano de retomada econômica em live

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os shoppings, que operaram com 30% da capacidade, também estabeleceram regras bem rígidas para a população poder fazer compras nas suas dependências. Todos os clientes devem usar máscaras e só podem entrar após terem a temperatura medida. No chão, há a marcação dos caminhos que devem ser seguidos e informação sobre a manutenção de distância mínima de dois metros entre as pessoas.

Em alguns estabelecimentos, escadas rolantes tem marcações para que haja degraus de distância entre os clientes. Com a colocação de aparelhos automáticos, quem utilizar deve ter menos contato com as superfícies em que podem ser o contato de muitas pessoas.

Já no Centro, é importante lembrar que do lado de fora das lojas também deve ser mantido a distância. Existe uma quantidade específica de pessoas que podem estar dentro dos locais. Na segunda-feira, filas foram registradas nos arredores dos estabelecimentos, sem distanciamento social adequado.

Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) está em diversos pontos da Capital para coibir aglomerações e realizar abordagens em quem desrespeitar as medidas. Lojas também sofrem as consequências do descumprimento. Cerca de 300 pessoas foram abordadas e quatro estabelecimentos comerciais da região que funcionavam fora do horário permitido foram fechados.

Confira um passo a passo

1. Se for sair, só em casos de necessidade;

2. Usar máscara o tempo todo e levar máscaras reservas para que seja trocada;

3. Esperar em filas mantendo o distanciamento social;

4. Respeitar as marcações nos chão, que definem como deve ser o fluxo de pessoas ou a distância entre os clientes;

5. Lavar as mãos e usar álcool em gel, evitando encostar nas superfícies;

6. Trocar a máscara, fazendo a higienização antes e depois, não encostando na parte frontal e sim nos elásticos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar