Participamos do

Hospital Leonardo da Vinci fará contato diário com familiares de pacientes internados com Covid-19

Decisão é fruto de acordo firmado entre a direção do hospital e a promotoria de justiça de Fortaleza, após intervenção do Ministério Público do Ceará
22:17 | Jun. 08, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Hospital Leonardo da Vinci fará contato diariamente com familiares de pacientes internados na unidade, que é centro de referência na internação de pessoas com quadros graves e moderados da infecção por Covid-19 em Fortaleza. A decisão é fruto de acordo firmado entre a direção do hospital e a promotoria de justiça de Fortaleza, após intervenção do Ministério Público do Ceará (MPCE). Compromisso do repasse de informações sobre os pacientes às respectivas famílias foi assumido judicialmente pelo hospital nesta segunda-feira, 8.

O acordo foi firmado em reunião virtual realizada às 14 horas de hoje. Participaram da implementação do acordo a promotora de justiça Lucy Antoneli, representando a 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza e Flávio Deulefeu, diretor-presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) — responsável por gerenciar o hospital. O motivo do encontro foi a interlocução feita por MPCE após série de denúncias e reclamações de familiares sobre a omissão de informações e falta de contato por parte do hospital com relação ao estado de saúde dos pacientes internados.

>> Famílias alegam falta de informação sobre internados no Leonardo Da Vinci

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Com o acordo, a direção do hospital se comprometeu a estabelecer contato com os familiares dos pacientes todos os dias. Como conduta assumida pela unidade para garantir o repasse das informações está a revisão criteriosa dos dados das pessoas com Covid-19 e dos respectivos familiares, vindos das unidades de saúde de referência no momento da admissão dos enfermos. A atitude busca assegurar que os canais de comunicação informados estejam corretos e funcionando.

A ausência de informação chegaram a durar três dias, em especial de pacientes internados em estado grave no hospital, segundo relatos das famílias destacados pela promotoria. Os relatos no atraso de tais informações são registrados desde abril. A promotora Lucy destacou que a falta de atualização quantos aos seus entes queridos internados geram abalos emocionais na família. “Foi uma vitória, mas vamos continuar avaliando e monitorando o cumprimento da recomendação”, frisou a promotora ao comentar o acordo.

Na unidade, dos 144 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 125 estão ocupados, com um taxa de ocupação de cerca de 87%. Na ala da enfermaria, dos 66 leitos, 65 estão com pacientes internados. Os dados foram atualizados às 19 horas desta segunda-feira, 8, na plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

O Ministério Público do Estado pontuou que continuará recebendo denúncias relaciondas à pandemia através do e-mail “covid19.denuncia@mpce.mp.br”. Quanto às denúncias referentes a suspeitas de irregularidades na esfera da Saúde Pública, estas podem ser feitas pelo e-mail “secretariapsp@mpce.mp.br” ou pelo telefone (85) 3252-3092. Os canais funcionam de segunda à sexta-feira de 8h às 14 horas.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar