Participamos do

Epidemiologista que criou estratégia da Suécia contra a pandemia admite que plano causou mortes demais

A Suécia tem uma taxa de mortalidade muito maior que a de seus vizinhos mais próximos. Seus cidadãos, hoje, estão proibidos de cruzar as fronteiras do país
13:15 | Jun. 04, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Anders Tegnell, epidemiologista sueco que criou estratégia contra pandemia na Suécia, afirmou que seu país poderia ter feito mais no combate ao novo coronavírus. A decisão da Suécia de não impôr um bloqueio rígido em resposta à pandemia resultou em mais mortes do que esperado, segundo Tegnell em entrevista à uma rádio sueca, na quarta-feira, 3. As informações são do portal de notícias da BBC.

Em abril, o epidemiologista havia dito à BBC que o alto número de mortes na Suécia ocorreu principalmente pela dificuldade que as casas de acolhimento de idosos tiveram em conter a doença. À época, o especialista enfatizou que isso não desqualificava a "estratégia como um todo"´.

Agora, passados dois meses, Tegnell tem outra opinião. "Se encontrássemos a mesma doença de novo, sabendo o que sabemos sobre ela hoje, acho que ficaríamos satisfeitos em adotar um meio termo entre o que fez a Suécia e o que fez o resto do mundo", disse ele à rádio pública sueca.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para Annika Linde, epidemiologista sueca que trabalhou como conselheira do governo no passado, a resposta da Suécia à pandemia deveria ter se concentrado em três eixos: quarentena precoce, maior proteção dos lares de idosos e maior quantidade de testes intensivos e monitoramento em áreas de surtos. Por outro lado, a medida do país foi adotar um tipo de distanciamento social voluntário, mesmo sem a quarentena estrita, conforme a reportagem da BBC.

Com esse plano, a Suécia proibiu reuniões com mais de 50 pessoas e também suspendeu visitas a casas de repouso. As viagens não essenciais ainda não são recomendadas pelo país. Entretanto, a Suécia permite viagens de até duas horas para que os cidadãos visitem familiares ou amigos próximos, desde que não envolvam idas a comércios locais e encontros com outros residentes.

A Suécia foi citada pelo presidente Jair Bolsonaro como modelo a ser seguido, por manter boa parte do comércio aberta e não impor isolamento mais rígido no combate à pandemia. Hoje, se comparada aos países que impuseram bloqueios, a taxa de mortalidade e número de pessoas infectadas na Suécia é ainda maior que a dos seus vizinhos mais próximos.

Em 3 de junho, o país registrava 4.542 mortes e 40.803 casos de Covid-19 em uma população de dez milhões, segundo contagem da Universidade Johns Hopkins. Já a Dinamarca registrava 580 mortes; a Noruega, 237; e a Finlândia, 321. Hoje, os cidadãos suecos estão proibidos de cruzar as fronteiras do país.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar