Participamos do

Câmera térmica é instalada no Terminal do Antônio Bezerra para medir temperatura de passageiros

Segundo o prefeito, caso o período de testes "se mostre eficiente", a tecnologia será essencial para impedir que pacientes sintomáticos leves ou assintomáticos sejam agentes de contaminação
19:49 | Jun. 03, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um câmera térmica foi instalada na entrada do Terminal do Antônio Bezerra para realizar a triagem de possíveis quadros gripais de passageiros que apresentem alta temperatura corporal. A tecnologia está em fase de testes e também será montada no Instituto Dr. José Frota (IJF), segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT).

"É um teste que estamos fazendo para verificar a temperatura das pessoa ao cruzarem a câmera. As vezes você está com uma febre leve e não percebe. Isso vai ajudar a identificar precocemente o quadro de saúde para pessoas procurarem o atendimento para descarta ou não a Covid-19", pontua o chefe do Executivo Municipal.

Durante transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira, 3, RC afirmou que os indicadores de saúde indicam a redução da gravidade da pandemia em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o prefeito, caso o período de testes "se mostre eficiente", a tecnologia será essencial para impedir que pacientes sintomáticos leves ou assintomáticos sejam agentes de contaminação de outras pessoas. O terminal no bairro Antônio Bezerra foi escolhido devido ao intenso fluxo de passageiros.

De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, a iniciativa é da Coordenadoria de Fomento à Parceria Público-Privada e Concessões (PPPFor). Os equipamentos foram cedidos sem custo por uma empresa privada. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) tem funcionários monitorando os usuários do terminal 24 horas.

“É importante enfatizar que não haverá restrição para entrada no Terminal. Caso seja detectada a temperatura acima de 37,5, os passageiros serão orientados a buscar uma unidade de saúde. A câmera térmica, que está em fase de testes, também será instalada no Instituto Doutor José Frota (IJF). Caso apresente bons resultados, a ideia é replicar a iniciativa em outros terminais e órgãos da Prefeitura”, explica o gestor da PPPFor, Rodrigo Nogueira.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar