Samu terá base na Secretaria de Saúde em Fortaleza até o fim da pandemia de Covid-19 no Estado
O objetivo é atender com mais agilidade aos chamados de socorro pelo número 192Enquanto durar a pandemia de Covid-19 no Ceará, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá base na sede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza. O objetivo é reduzir o tempo de resposta do serviço, integrando-o à secretaria, que faz o controle de leitos do Estado.
A iniciativa dará suporte a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 na Capital e Região Metropolitana, conforme encaminhamento da Central de Regulação. “Após a identificação do leito, a gente aciona essas ambulâncias para fazer a transferência dos pacientes”, explica a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Josenília Gomes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Profissionais do Samu reivindicam equiparação salarial de plantões com unidades de saúde para Covid-19
De acordo com informações da Sesa, a base possui uma sala de apoio para os profissionais da saúde e duas ambulâncias: uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Ao todo, são 109 bases descentralizadas distribuídas pelo Ceará. Entre março e maio deste ano, a pasta informa que o serviço realizou 21.284 atendimentos, dos quais 2.297 eram pacientes com Covid-19.
No Ceará, são 50.504 casos confirmados de Covid-19 e 3.188 óbitos por causa da doença. Ao mesmo tempo, 34.208 pessoas se recuperaram do novo coronavírus. Os dados são da plataforma IntegraSUS, atualizada às 14h53min dessa segunda-feira, 1º de junho.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente