Participamos do

Templos da Universal abertos em Fortaleza obedecem normas do decreto lockdown, afirma a organização religiosa

Neste sábado, 23, O POVO publicou reportagem em que mostra templos abertos em diferentes bairros da capital. Por meio de nota, igreja afirmou que "todos os cuidados são observados para atender as pessoas que se dirigem aos templos"
18:47 | Mai. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No último fim de semana, a reportagem do O POVO percorreu alguns bairros da Capital e constatou a movimentação de fiéis em pelo menos seis templos da Igreja Universal do Reino de Deus. Por meio de nota à imprensa, a organização religiosa afirmou não estar descumprindo a determinação de autoridades, uma vez que seus templos seguem abertos para atividades de gravação ou transmissão de cultos sem a presença de público, atendimentos individuais e trabalho social, atividades que são permitidas de acordo com Ofício Circular 2/2020 - SEC/SSPDS do secretário da Segurança Pública e Defesa Pessoal do Ceará.

Por meio de nota, a Igreja afirmou que “todos os cuidados são observados para atender as pessoas que se dirigem aos templos. A nota afirma, ainda, que é fornecido álcool em gel para higienização de mãos na entrada do templo e que os atendimentos individuais acontecem sempre em mesas “bem afastadas entre si”, além de reforçar que todos usam máscara de proteção.

No último dia 8 de maio, três dias após o estabelecimento de isolamento social mais rígido em Fortaleza, o governador Camilo Santana afirmou que, embora as igrejas estejam fechadas, é permitida a realização de cultos online em todo o Estado. “Não pode funcionar com muitas pessoas dentro da igreja, só o pastor ou o padre”, reforçou o gestor durante transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do fluxo de pessoas significativamente reduzido em comparação ao período anterior à pandemia, O POVO constatou templos abertos nos bairros Aldeota, Bom Jardim, Praia de Iracema, Parque São José, Santa Cecília e São Vicente. A reportagem não identificou nesses bairros outros estabelecimentos religiosos funcionando.

“O cultos da Universal em Fortaleza permanecem sendo realizados sem a presença de público e transmitidos pelos canais da Igreja, que estão disponíveis em todas as mídias: TV, rádio e Internet. As poucas pessoas presentes durante as transmissões e gravações pertencem ao corpo eclesiástico, ou são técnicos necessários à operação dos equipamentos de áudio e vídeo”, continua a nota.

Durante o isolamento, a organização religiosa afirma estar realizando diversos trabalhos sociais que exigem a presença de voluntários que comparecem nos templos para a organização das ações e coleta dos donativos que serão distribuídos. “No estado, a Universal já entregou 233 toneladas de alimentos e prestou ajuda humanitária a 62 mil cearenses de 500 comunidades carentes, profundamente afetados pela crise econômica e social decorrente da epidemia da Covid-19”, afirma.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar