Participamos do

Ações contra descumprimento de decreto se concentrarão em bairros com menor isolamento

Segundo o secretário de segurança do Estado, André Costa, o efetivo vai se voltar aos bairros com menores índices de isolamento social
21:37 | Mai. 22, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Novas operações de segurança serão implementadas para fiscalizar o cumprimento do decreto municipal de isolamento social mais rígido em Fortaleza, epicentro da pandemia de coronavírus no Ceará. Ações irão se concentrar em bairros com maiores índices de descumprimento do decreto, segundo secretário de segurança do Estado, André Costa.

Áreas dos bairros Planalto Ayrton Senna, Canindezinho, Barra do Ceará , Vicente Pinzon e Mucuripe já receberam reforços das forças de segurança por serem áreas com grande concentração de casos, óbitos e denúncias de aglomerações. Outros pontos da Capital ainda receberão incremento na fiscalização até o fim do decreto.

Desde o início das medidas de isolamento em Fortaleza no dia 8 de maio, 112 mil veículos e mais de 222 mil pessoas trafegando a pé foram abordadas pelos agentes de segurança. Ao total, 64 pessoas foram autuadas e encaminhadas para delegacia. Segundo André, a maior parte das ocorrências diz respeito ao não uso de máscaras, abertura ilegal de comércios não essenciais e aglomerações de pessoas em pontos públicos, como praças e quadras.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como parte das novas estratégias adotadas, blitze fixas serão montadas em pontos estratégicos, recebendo reforço de tropas equipadas com motocicletas para realização de busca por casos de descumprimento das medidas municipais e estaduais contra o coronavírus.

“Temos percebido muitos bares e estabelecimentos funcionando com portas parcialmente fechadas e pelo horário da noite”, explicou o secretário, que estava gerenciando uma das novas estratégias de fiscalização implementada na blitz fixa no bairro Barroso. O ponto recebeu reforço de cinco equipes de policiais com motocicletas.

As equipes irão concentrar as buscas por comércios que se mantém abertos e em espaços públicos de convivência. “Nosso foco é orientar, mas temos enfrentado algumas resistências, em especial na periferia. As pessoas recebem orientações, vão para casa, mas logo em seguida voltam a se aglomerar, sair sem justificativa. Vamos monitorar isso”, destacou André. Nos casos recorrentes, a medida adotada será o encaminhamento para delegacia.

O secretário destacou que embora considere os resultados da fiscalização como positivos, ainda há muito o que melhorar.

“Infelizmente para gente melhorar, dependemos de uma maior conscientização das pessoas”, pontuou. Ele afirmou que o mais chocante é a quantidade de pessoas que insistem em sair de casa sem justificativa. O secretário destacou a carreata contra o isolamento que resultou na prisão de 25 pessoas, como um exemplo marcante.

As barreiras montadas nas vias de entrada e saída da Capital também terão fiscalização intensificada nestes últimos dez dias do decreto de isolamento rígido em Fortaleza. Um reforço no efetivo de unidades volantes de policiamento também deverá ser utilizado para aumentar a área de fiscalização mais intensa nos bairros da Capital, segundo complementou o Coronel Alexandre.

Com informações de Domitila Andrade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar